Caleb Vitello estava no cargo de forma interina e sofria pressão para intensificar a fiscalização. Governo parou de divulgar dados diários sobre prisões. Trump completa 1 mês na Casa Branca com políticas anti-imigração que dividem americanos
O principal responsável pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) foi transferido de função após os números de prisões e deportações ficarem abaixo do esperado. A informação foi divulgada pela agência Reuters nesta sexta-feira (21).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Caleb Vitello ocupava o cargo de forma interina e estava sob pressão para intensificar a fiscalização. Na semana passada, outras autoridades do ICE também foram remanejadas.
No fim de janeiro, o jornal “The Washington Post” revelou que o governo de Donald Trump havia estabelecido uma meta diária de pelo menos 1.200 prisões de imigrantes em situação irregular. Caso o número não fosse atingido, os agentes poderiam ser penalizados.
A ordem veio após Trump demonstrar frustração com os resultados das operações do ICE na primeira semana de governo. Na época, o serviço de imigração divulgava balanços diários de prisões nas redes sociais. Após a imposição da meta, a agência parou de publicar os dados.
O governo Trump afirmou que, a partir de agora, os balanços serão divulgados apenas mensalmente. Os números de fevereiro ainda não foram publicados.
Nas últimas semanas, o ICE realizou diversas operações e batidas em residências para localizar imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. Grande parte das ações se concentrou nas chamadas “cidades-santuário”, que possuem forte presença de imigrantes, como Chicago e Nova York.
O chefe do ICE durante o governo de Joe Biden criticou as operações, classificando-as como um “show” e acusando a atual gestão de prender imigrantes sem antecedentes criminais.
Trump prometeu deportar todos os imigrantes que vivem ilegalmente no país. Atualmente, o Pew Research Center estima que cerca de 11 milhões de estrangeiros residem nos Estados Unidos sem autorização.
Segundo a imprensa americana, um dos principais desafios para que Trump cumpra sua promessa de campanha é a falta de recursos e pessoal no ICE.
LEIA TAMBÉM
Steve Bannon, ex-estrategista de Trump, faz suposta saudação nazista em evento conservador; extrema direita francesa cancela participação
Trump diz que presença de Zelensky em negociações pelo fim da guerra na Ucrânia não é ‘muito importante’
Papa Francisco não corre risco de morte, mas também não está fora de perigo, dizem médicos
Agentes federais fazem operação para prender imigrantes ilegais nos Estados Unidos, em 26 de janeiro de 2025
REUTERS/Rebecca Noble