Antes de vencer o concurso, Victória Marques, de 27 anos, lutou contra depressão após morte da mãe. ‘Foi o frevo que me resgatou’, disse artista ao g1. Rei e Rainha do Carnaval falam como se prepararam para comandar a folia no Recife
Influencer fitness com mais de 500 mil seguidores no Instagram, Victória Marques do Nascimento foi a escolhida para ser a Rainha do Carnaval do Recife em 2025 (veja vídeo acima). A passista de 27 anos, que venceu o concurso ao lado do amigo de infância José Roberto Jbill, contou ao g1 que precisou lutar contra a depressão, após a morte da mãe, em outubro de 2023.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Foi o frevo que me resgatou. Meu primo me chamou para a escola de frevo. Eu disse: ‘não estou com ânimo’. Ele falou: ‘vamos lá para olhar um pouco e você sair de casa, do seu quarto’. Eu disse: ‘vamos’. Quando cheguei lá, só de escutar o som, o frevo, foi uma emoção. Comecei a chorar, comecei a dançar. Fui voltando aos poucos. Foi aí que comecei, aos poucos, a enfrentar a depressão, a ansiedade. Voltei de cabeça e não pretendo sair mais”, disse.
Salete Marques do Nascimento tinha 46 anos quando morreu de insuficiência respiratória, meses depois que a filha concorreu a rainha do carnaval pela primeira vez, sem sucesso. Professora de dança, foi Salete que ensinou os primeiros passos para a jovem, que cresceu no Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana, onde mora até hoje.
“A gente morava numa casa bem pequena, ela afastava todos os móveis e me ensinava os passos de frevo. Tenho uma foto lá onde eu moro, onde era tudo de barro. E eu [estava] toda melada de barro, mas aí era uma alegria só, era uma emoção, eu dançando na pontinha [do pé] e ela me ensinando. A família era toda dentro da cultura”, recordou Victória.
Outras influências na vida dela são o primo Bhrunno Henryque, que é professor de frevo e foi rei do carnaval em 2023, e o pai dela, que é músico.
Para ganhar a competição, realizada em 14 de fevereiro no Pátio de São Pedro, a artista desbancou 21 concorrentes, chamando a atenção de 14 jurados ao disputar as categorias de desenvoltura, elegância, alegria, conhecimento, irreverência e frevo no pé.
“Pretendo fazer esse reinado mágico, de muita potência, de muita ancestralidade, muito amor, respeito, muita leveza e muita elegância. E passar uma mensagem: cada folião colocar esse sentimento de efervescer, que é o frevo, o carnaval”, declarou.
Além da dança, Victória é atuante na internet. Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, ela compartilha a rotina de exercícios, necessária para se manter bem fisicamente e aguentar o “rojão” de shows e compromissos como majestade da folia.
“Comecei como modelo fotográfica e o Instagram foi expandindo. Comecei a trabalhar como modelo de loja e aí foi quando foi crescendo mais. Hoje, como rainha, a visibilidade está enorme […]. Tento mostrar ali minha realidade, não criar um personagem na rede social”, disse a jovem, que se tornou embaixadora de uma rede de academias e de uma marca de suplementação nutricional.
Victória Marques foi coroada Rainha do Carnaval do Recife em 2025
Marcos Patich/Divulgação
Amizade de infância
Também foi durante a infância, enquanto participava das aulas na Escola Municipal de Frevo, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, que Victória conheceu o bailarino José Roberto Jbill, de 28 anos, eleito rei do carnaval junto com ela em 2025.
“A gente fazia as mesmas aulas e daí a gente pegou essa afinidade logo de início. Dona Salete era uma mãezona, sempre me recebeu com muito carinho, com muito amor, muito apreço. Eu digo a Victória que me sentia como um filho dela e eu e Victória temos uma amizade de muitos anos”, contou José Roberto ao g1.
Roberto chegou a participar do concurso em 2015, mas não foi eleito naquele ano. Formado em Serviço Social, ele atua na área de educação e tem uma vasta experiência nas artes cênicas. Já foi dançarino do Balé Popular do Recife e é integrante da Quadrilha Junina Raio de Sol.
“Comecei a dançar aos 8 anos de idade, mas, profissionalmente, aos 12. E comecei, realmente, a fazer com que a dança fosse uma renda para a minha casa, para a minha mãe, aos 14 anos de idade”, contou o Rei Momo, que cresceu no Alto da Bondade e hoje mora no bairro de Águas Compridas, em Olinda.
Roberto disse que não combinou com a amiga de participar do concurso deste ano, mas ficou muito feliz quando soube que ela também estava concorrendo e, depois, quando foi eleita.
“Lembro como se fosse hoje que, no final do ano passado, ela chegou para mim e disse: ‘estou sentindo que, neste ano, vai dar um ‘casal do dendê’. Eu disse: ‘quem?’. E ela: ‘eu e você’. Ou seja, um casal de jovens periféricos que venceram, batalharam bastante. […] Tudo se encaixou perfeitamente para que eu e Victória fôssemos rei e rainha”, afirmou.
José Roberto Jbill e Victória Marques são o Rei e a Rainha do carnaval do Recife em 2025
Artur Ferraz/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias