Ao todo, foram oito anos de estudos em casa e com materiais gratuitos até Luana da Costa conseguir entrar no curso dos sonhos. Luana da Costa, aprovada em medicina na UFPB na 5ª tentativa
TV Cabo Branco/Reprodução
Foi em uma escrivaninha colocada no canto da sala da casa de Luana da Costa, de 23 anos, que ela se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até ser aprovada no curso de medicina, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, ao todo). Esse processo precisou de tempo e dedicação. Ao todo, foram oito anos de estudos e cinco tentativas.
A jovem nasceu em Pombal, mas foi criada em Coremas, sendo as duas cidades localizadas no Sertão paraibano. Ainda na região, a futura médica estudou em escolas públicas até terminar o ensino médio.
Todo o conteúdo de estudos para o Enem usado por Luana foi gratuito e encontrado na internet, como videoaulas e apostilas em formato PDF.
“Meu material de estudo era um celular, uma caneta e um caderno”, destacou.
Além disso, no decorrer do tempo, a paraibana refinou os métodos de estudo, aprendeu a se organizar melhor e entender em quais áreas tinha mais dificuldade. A disciplina mais difícil para ela era matemática.
“Comecei a pesquisar técnicas de estudos, como que era a maneira certa de estudar. E fui errando. Fui tentando fazer simulado sem entender nada. Ia dando errado. Mas eu continuei tentando, sabe?”, reforçou.
Aprovada em Medicina estudou com conteúdos on-line
No meio do caminho, sem conseguir a aprovação em medicina, Luana chegou a cursar enfermagem. Mas não se identificou, trancou o curso e voltou a se dedicar para realizar o sonho de ser médica.
“Anotava, deixava no caderno e revisava”, recordou.
Foi assim que a futura universitária conseguiu a tão sonhada aprovação. Foram 740 pontos que na média geral do Enem 2024.
Agora, Luana vive a expectativa do começo das aulas e, em breve, se tornar médica.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba