Distritos policiais que atendem locais somaram 4.167 ocorrências em 2024. Última vez que região superou essa marca foi em 2014. Vídeo flagrou ação de criminosos. Número de furtos e roubos de veículos aumenta nas regiões do Taquaral e Barão Geraldo
O número de furtos cresceu nos bairros Taquaral e Barão Geraldo em Campinas (SP). Os dois distritos policiais que atendem os locais somaram 4.167 ocorrências em 2024. O índice é o maior nos últimos dez anos. A última vez que a região, que concentra universitários, superou essa marca foi em 2014, quando totalizou 4.200 ocorrências desse tipo de crime, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
🧑🎓 Estudantes e moradores reclamam da situação e sensação de impunidade. A equipe da EPTV, afiliada da Globo para Campinas e região, conversou com estudantes e moradores dos bairros.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Câmera registrou furto: A jornalista Gabriella Duarte teve o carro furtado. O veículo estava estacionado e foi levado por um ladrão disfarçado de entregador. Uma câmera de monitoramento flagrou o crime. – 📺Assista, acima.
Nas imagens, dá para ver quando ele chega de moto e para em frente ao carro. Depois, espera o momento certo, quebra o vidro e leva a mochila com vários pertences e documentos. O prejuízo, segundo a vítima, foi de mais de R$ 4 mil.
“Levaram tudo o que tinha, minha carteira com cartões, todos meus documentos. Só sobrou minha garrafinha de água. Tinha trocado meu notebook. Gastaram valores da minha conta em débito e crédito”, relembra. Só no cartão, foram mais de R$ 2 mil. Sem contar os aparelhos. O conserto do vidro do carro, que tive que arrumar”, lamenta.
Furtos aumentam nas regiões dos bairros Taquaral e Barão Geraldo em Campinas
Reprodução/EPTV
Em 2024, as áreas do 4º e 7º Distritos Policiais, que atendem aos locais, tiveram alta de 10,5% nos furtos de veículos, em comparação com o ano anterior. 📈Os furtos, em geral, cresceram em 4,4% na região.
Os estudantes costumam carregar objetos como celular, computador, mochilas e, por vezes, viram alvo dos criminosos. “Se bobear perde a bolsa, o telefone, a bicicleta. Não pode vacilar”, comenta o universitário Fernando Henrique.
Número de furtos é o maior em 10 anos em Barão Geraldo e Taquaral e universitários de Campinas pedem segurança
Reprodução/EPTV
Malky Mirella Casemiro costumava pedalar em Barão Geraldo, a bicicleta era nova. Ela tinha acabado de pagar a última parcela quando os ladrões levaram.
“Era uma bicicleta que eu usava para tudo. Faço faculdade e, às vezes, tem aula à noite. Então para voltar, é meio perigoso. É o único meio de transporte que tinha. De carro, ficaria mais caro”, lamenta.
Durante o dia
O universitário João Vitor Almeida também passou por situação parecida. A bicicleta do estudante foi furtada do local onde morava durante o dia. “Tentei recorrer, procurei a administração. Agora, estou a pé”, disse.
O músico Rafael Souza costuma fazer caminhadas na região e sai com a cachorrinha. “Sem ela, seria complicado. Aqui tem muito estudante. Creio que fica um pouco visado por conta das repúblicas. Sabemos de alguns assaltos, de levaram computadores. Poderia melhorar a iluminação”, sugere.
Secretaria de Segurança
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que combate a criminalidade nas regiões mencionadas e em todo estado. A Pasta reforçou que a Polícia Militar (PM) direciona as ações por meio de índices criminais e denúncias da população, encaminhando as patrulhas para as áreas com maior incidência de delitos.
Ainda segundo a Secretaria, a Polícia Civil afirma que faz ações em lojas e desmanches de peças para identificar quem compra e venda materiais furtados e roubados.
Falta de iluminação
Sobre a falta de iluminação no Distrito de Barão Geraldo, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que 30% das lâmpadas foram substituídas e modernizadas, que o trabalho está em andamento. Ainda conforme a Pasta, em seis meses, toda região terá lâmpadas de LED, que iluminam mais.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas