23 de fevereiro de 2025

Número de furtos é o maior em 10 anos em Barão Geraldo e Taquaral e universitários de Campinas pedem mais segurança


Distritos policiais que atendem locais somaram 4.167 ocorrências em 2024. Última vez que região superou essa marca foi em 2014. Vídeo flagrou ação de criminosos. Número de furtos e roubos de veículos aumenta nas regiões do Taquaral e Barão Geraldo
O número de furtos cresceu nos bairros Taquaral e Barão Geraldo em Campinas (SP). Os dois distritos policiais que atendem os locais somaram 4.167 ocorrências em 2024. O índice é o maior nos últimos dez anos. A última vez que a região, que concentra universitários, superou essa marca foi em 2014, quando totalizou 4.200 ocorrências desse tipo de crime, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
🧑‍🎓 Estudantes e moradores reclamam da situação e sensação de impunidade. A equipe da EPTV, afiliada da Globo para Campinas e região, conversou com estudantes e moradores dos bairros.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Câmera registrou furto: A jornalista Gabriella Duarte teve o carro furtado. O veículo estava estacionado e foi levado por um ladrão disfarçado de entregador. Uma câmera de monitoramento flagrou o crime. – 📺Assista, acima.
Nas imagens, dá para ver quando ele chega de moto e para em frente ao carro. Depois, espera o momento certo, quebra o vidro e leva a mochila com vários pertences e documentos. O prejuízo, segundo a vítima, foi de mais de R$ 4 mil.
“Levaram tudo o que tinha, minha carteira com cartões, todos meus documentos. Só sobrou minha garrafinha de água. Tinha trocado meu notebook. Gastaram valores da minha conta em débito e crédito”, relembra. Só no cartão, foram mais de R$ 2 mil. Sem contar os aparelhos. O conserto do vidro do carro, que tive que arrumar”, lamenta.
Furtos aumentam nas regiões dos bairros Taquaral e Barão Geraldo em Campinas
Reprodução/EPTV
Em 2024, as áreas do 4º e 7º Distritos Policiais, que atendem aos locais, tiveram alta de 10,5% nos furtos de veículos, em comparação com o ano anterior. 📈Os furtos, em geral, cresceram em 4,4% na região.
Os estudantes costumam carregar objetos como celular, computador, mochilas e, por vezes, viram alvo dos criminosos. “Se bobear perde a bolsa, o telefone, a bicicleta. Não pode vacilar”, comenta o universitário Fernando Henrique.
Número de furtos é o maior em 10 anos em Barão Geraldo e Taquaral e universitários de Campinas pedem segurança
Reprodução/EPTV
Malky Mirella Casemiro costumava pedalar em Barão Geraldo, a bicicleta era nova. Ela tinha acabado de pagar a última parcela quando os ladrões levaram.
“Era uma bicicleta que eu usava para tudo. Faço faculdade e, às vezes, tem aula à noite. Então para voltar, é meio perigoso. É o único meio de transporte que tinha. De carro, ficaria mais caro”, lamenta.
Durante o dia
O universitário João Vitor Almeida também passou por situação parecida. A bicicleta do estudante foi furtada do local onde morava durante o dia. “Tentei recorrer, procurei a administração. Agora, estou a pé”, disse.
O músico Rafael Souza costuma fazer caminhadas na região e sai com a cachorrinha. “Sem ela, seria complicado. Aqui tem muito estudante. Creio que fica um pouco visado por conta das repúblicas. Sabemos de alguns assaltos, de levaram computadores. Poderia melhorar a iluminação”, sugere.
Secretaria de Segurança
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que combate a criminalidade nas regiões mencionadas e em todo estado. A Pasta reforçou que a Polícia Militar (PM) direciona as ações por meio de índices criminais e denúncias da população, encaminhando as patrulhas para as áreas com maior incidência de delitos.
Ainda segundo a Secretaria, a Polícia Civil afirma que faz ações em lojas e desmanches de peças para identificar quem compra e venda materiais furtados e roubados.
Falta de iluminação
Sobre a falta de iluminação no Distrito de Barão Geraldo, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que 30% das lâmpadas foram substituídas e modernizadas, que o trabalho está em andamento. Ainda conforme a Pasta, em seis meses, toda região terá lâmpadas de LED, que iluminam mais.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Mais Notícias