23 de fevereiro de 2025

Após 20 anos de tradição, ‘Bloco das Kaxorras’ é cancelado e organização alega impasse com a PM em RO


Apresentação do bloco foi suspensa após reunião com órgãos municipais e Polícia Militar; segundo organizadores, a PM informou que não conseguiria garantir a segurança de dois blocos em regiões diferentes da cidade. Bloco das Kaxorras em Porto Velho
Bloco das Kaxorras/Redes Sociais
Após mais de 20 anos desfilando pelas ruas do bairro Três Marias, na zona Leste de Porto Velho, o tradicional Bloco das Kaxorras não vai se apresentar no carnaval de 2025. Segundo a organização, a decisão foi tomada porque a Polícia Militar (PM) informou que não conseguiria garantir a segurança dos foliões. Entenda abaixo.
“A gente estava todo organizado, com processo aberto com a Semfaz [Secretaria Municipal de Fazenda], correndo atrás de patrocínio, de apoio e estrutura, mas aí decidiram que a PM não poderia cobrir dois blocos em regiões diferentes”, afirma Felipe Lopes, que está na presidência do bloco desde 2013.
‘A Bailarina da Praça está de volta’: Bloco Pirarucu do Madeira homenageia ícone da cultura popular de Porto Velho
Segundo o calendário divulgado pela Prefeitura de Porto Velho, o desfile do bloco das Kaxorras estava programado para a terça-feira (04), mesmo dia de apresentação do Bloco Porto Maria.
Uma reunião foi realizada entre a Funcultural, a PM e os organizadores dos Blocos. A sugestão oferecida é que o bloco mudasse o dia do desfile.
“A Funcultural, sem dar escolhas, falou que a gente sairia da terça-feira e iria para o domingo, dia 9. Ao mesmo tempo que mudaria o dia, mudaria o local, queriam que a gente fosse lá José Amador dos Reis, junto com o Leste Folia. E não tem condições. Mudar todo o nosso público, a nossa estrutura de eventos e levar para a José Amador dos Reis seria uma irresponsabilidade”, enfatiza Felipe.
Felipe também argumenta que muitas famílias são prejudicadas por essa decisão, já que o Bloco das Kaxorras costuma ser não só um meio de diversão, mas também uma fonte de renda para quem aproveita o carnaval para fazer uma renda extra.
O g1 entrou em contato com a Polícia Militar e a Prefeitura de Porto Velho, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Mais de 20 anos de tradição
Foliões no Bloco das Kaxorras em Porto Velho
Redes Sociais/Reprodução
Com mais de 20 anos de tradição, o Bloco das Kaxorras nasceu em 2004, criado pela família Lopes, natural de Pernambuco. Na época, a terça-feira de Carnaval em Porto Velho não tinha grandes atrações.
Inspirado no Bloco das Piranhas e no tradicional Bloco das Virgens de Recife, um dos membros da família, que morava em Manaus, trouxe a ideia de criar algo semelhante na capital rondoniense.
Coincidentemente, naquele período, o filme O Auto da Compadecida fazia sucesso, e uma cena envolvendo uma cachorra despertou uma conexão divertida. Assim, com o apoio do bairro Três Marias, a família Lopes deu vida ao bloco. O entusiasmo dos amigos e vizinhos fez com que o evento crescesse a cada ano.
Hoje, o bairro Três Marias tem o bloco das Kaxorras como parte de sua identidade. Como nas festas que o inspiraram, aqui os homens se vestem de mulher para celebrar o Carnaval com irreverência e alegria.

Mais Notícias