23 de fevereiro de 2025

Emissão de escrituras, divórcios, testamentos e outros atos online cresce 46% em Campinas; entenda serviço


Ao todo, foram 17,5 mil atos contabilizados desde criação da plataforma. Maior volume mensal foi registrado em outubro de 2024, com 771 emissões. Emissão de escrituras, divórcios, testamentos e outros atos notariais online cresce 46% em Campinas
Pixabay/Imagem ilustrativa
Em 2024, a cidade de Campinas (SP) registrou alta de 46% em emissões de escrituras, procurações e outros atos notariais online no comparativo com o ano anterior, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ao todo, foram 17,5 mil atos contabilizados desde a criação da plataforma e-Notariado, que permite a prática de atos como escrituras de compra e venda, doação, procurações, divórcios, testamentos e inventários em meio eletrônico.
Em outubro de 2024, a plataforma atingiu o maior volume mensal da história, com 771 atos digitais realizados no município. Ela também permite a emissão de outros documentos exclusivamente digitais, como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e de Doação de Órgãos (AEDO).
A ferramenta foi criada durante a pandemia da Covid-19 e, segundo o CNB/SP, “modernizou a prática de atos notariais no Brasil, permitindo que os serviços sejam realizados à distância, sem a necessidade de deslocamento ao Cartório”.
Cartórios de Campinas têm serviço que permite que documentos sejam válidos no exterior
Como usar a plataforma?
Para realizar um ato notarial, é preciso acessar o site oficial da plataforma e criar um cadastro. Um dos requisitos é ter um Certificado Digital Notarizado, que pode ser emitido gratuitamente em qualquer tabelião de notas – tanto online quanto presencialmente.
Depois, basta solicitar o serviço desejado diretamente na plataforma. O tabelião, então, agendará uma videoconferência para confirmar a manifestação de vontade das partes. Ao fim, o documento digital é enviado à pessoa que realizou a solicitação e pode ser verificado via QR Code.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Mais Notícias