24 de fevereiro de 2025

PM aposentado que matou estudante durante briga em estação de metrô de SP tem prisão preventiva decretada


Eduardo Rodrigues Machado, de 20 anos, morreu na última sexta-feira (21) após ser baleado na Linha 3-Vermelha. O PM aposentado Enéas José da Silva, de 57 anos, foi preso pelo crime. Vídeo mostra momento que PM aposentado atira contra jovem dentro da estação Vila Matilde
O policial militar aposentado Enéas José da Silva, de 57 anos e que foi preso por matar um estudante de 20 anos durante uma briga na estação Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e segue no Presídio Militar Romão Gomes, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O caso aconteceu na última quinta-feira (20). Segundo boletim de ocorrência, Eduardo Rodrigues Machado e Enéas começaram a discussão dentro do vagão e, ao desembarcarem na estação da Zona Leste, iniciaram luta corporal.
Câmeras de segurança da estação registraram o momento da briga. Enéas atirou contra o jovem dentro da estação na presença de vários passageiros (veja acima).
O jovem chegou a ser atendido no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, no Tatuapé, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sexta-feira (21). O corpo dele foi enterrado no sábado (22) no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste.
Briga entre o estudante Eduardo Rodrigues Machado e o PM aposentado Enéas José da Silva, de 57 anos, na estação Vila Matilde do Metrô.
Reprodução/TV Globo
De acordo com a SSP, Enéas foi levado inicialmente para a UPA da Vila Carrão, por se queixar de dores na perna e na região da cabeça e em seguida, submetido a exame de corpo de delito.
Na sequência, encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, na Zona Norte de SP, sob escolta policial. Ele passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (21).
A arma usada no crime, de propriedade privada, foi apreendida e será submetida a perícia, informou a SSP.
O estudante Eduardo Rodrigues Machado (esquerda), baleado e morto pelo PM aposentado Enéas José da Silva, de 57 anos.
Montagem/g1/Rede Sociais
Homenagens
Nas redes sociais, o irmão mais velho de Eduardo fez uma postagem lamentando a perda brutal do irmão caçula.
“Ainda está complicado de acreditar e dói muito, você não sabe o quanto faz falta… Obrigado por ser o melhor irmão que eu poderia ter nessa encarnação, por me ensinar tanto e me aturar… Te amo além dessa vida, meu caçula. Cuida da gente daí de cima”, comentou o irmão André Rodrigues.
André também agradeceu o carinho que os familiares vêm recebendo nesse momento de dor pela perda do rapaz.
“Quero agradecer a todos que puderam abrilhantar o velório do nosso Dudu. Cada um foi muito importante. Sabíamos que ele era querido, mas não tínhamos a noção da imensidão e do quanto. Nunca esquecerei dessa homenagem e tenho certeza de que onde ele está, também não esquecerá”, afirmou.
André Rodrigues (esquerda) e o irmão Eduardo Rodrigues Machado, assassinado por PM aposentado dentro do Metrô de SP.
Reprodução/Instagram
Como era jogador de futsal, Eduardo também foi homenageado pela Federação Paulista de Futsal, que, em nota, lamentou a morte do jovem.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Eduardo Rodrigues Machado, carinhosamente conhecido como ‘Cabelo’, aos 20 anos de idade. Cabelo era um talentoso atleta de futsal, tendo defendido as cores do River do Belém e atuado na categorias de base pelo Selecionados Futsal. Sua dedicação e paixão pelo esporte sempre foram evidentes em suas performances em quadra”, disse a federação.
“A comunidade do futsal paulista lamenta profundamente esta perda trágica e precoce. Nossos sentimentos e solidariedade estão com a família, amigos e colegas de equipe de Eduardo neste momento de dor. Que sua memória seja lembrada por sua alegria, talento e contribuição ao esporte”, finaliza a nota.
Eduardo Rodrigues Machado morreu após ser baleado em estação de metrô de São Pauo.
Reprodução/Instagram
Nota da SSP sobre o caso:
“O policial militar reformado, de 57 anos, teve sua prisão em flagrante convertida para preventiva após audiência de custódia realizada na sexta-feira (21). Ele foi detido na quinta-feira pelo homicídio de um jovem de 20 anos, ocorrido na estação Vila Matilde do Metrô. O  autor e a vítima discutiram dentro do vagão, o que resultou em uma luta corporal na plataforma da estação, onde o disparo foi efetuado. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Municipal do Tatuapé, mas não resistiu. O indiciado foi submetido a exame de corpo de delito. Em seguida, foi encaminhado para o Presídio Militar Romão Gomes, onde permanece preso. A arma usada no crime, de propriedade privada, foi apreendida e será submetida a perícia. Sobre o caso do ano passado, as investigações prosseguem pelo 64º Distrito Policial (Cidade AE de Carvalho), que realiza diligências para o esclarecimento dos fatos”.

Mais Notícias