No Planalto, governo Lula se articula em uma reforma ministerial feita a conta-gotas. Na oposição, Bolsonaro diz que vai ser candidato, e pressão para Tarcísio definir candidatura aumenta. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A troca de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde foi confirmada na noite da terça-feira (24). Depois de semanas de especulação, o presidente Lula (PT) demitiu Nísia e deu o ministério de maior orçamento da Esplanada a Padilha – abrindo espaço para novas mudanças no governo.
Além da troca de titulares, o que há em curso é um movimento de curto prazo para fazer fluir a governabilidade de Lula. No médio prazo, no entanto, a troca é feita de olho na eleição presidencial de 2026. Convidada de Julia Duailibi neste episódio, a jornalista Andréia Sadi explica a estratégia adotada por Lula nesta reforma ministerial, feita “a conta-gotas”.
Apresentadora da GloboNews e colunista do g1, Sadi analisa também o movimento de Jair Bolsonaro (PL) de sustentar que será candidato à Presidência, mesmo estando inelegível. E relata o jogo de forças em torno de nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil), possíveis candidatos ao Planalto do lado direito do espectro político.
O que você precisa saber:
ANDRÉIA SADI: Lula quer Gleisi no Planalto e troca de Nísia por Padilha na Saúde
VALDO CRUZ: Lula deve chamar partidos para discutir mudanças após eleição do Congresso
Lula demite Nísia, põe Padilha na Saúde e inicia reforma ministerial
Foco será em ‘fortalecer o SUS’ e reduzir espera, diz Padilha
PSB e PDT alegam mais fidelidade que Centrão e cobram espaço na Esplanada
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação nesta semana: Julia Duailibi.
A troca no Ministério da Saúde