Ao g1, o fundador da empresa falou sobre a escolha da região para o empreendimento e o que os visitantes vão encontrar no Cacau Park, o primeiro parque temático da marca. Imagem aérea mostra avanço da construção do Cacau Park em Itu
Uma área de 7 milhões de metros quadrados em Itu (SP) vai abrigar o Cacau Park, o primeiro parque temático da Cacau Show, empresa do segmento de chocolates finos, que escolheu o interior de São Paulo para a atração inédita.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O g1 recebeu imagens exclusivas que mostram o andamento da obra, iniciada oficialmente em janeiro deste ano. No vídeo, é possível ver o tamanho da área onde será o parque. O local é cercado de mata e “cortado” por um rio, que divide o terreno em duas partes.
Segundo a assessoria do parque, as duas áreas serão ligadas por uma ponte, como é possível ver na imagem (assista acima).
Imagem aérea mostra área no interior de SP onde está sendo construído o primeiro parque temático da Cacau Show
Michael Cosme
O fundador e CEO da Cacau Show, Alê Costa, comentou, em entrevista ao g1, sobre o andamento da obra.
“Estamos na fase de terraplanagem. Nós temos 1 milhão de metros cúbicos de terraplanagem, é bastante. Já está nesse processo, que vai até maio desse ano. Estamos acabando de cobrir os dois primeiros prédios da administração, a cozinha central e manutenção. Até abril, vamos entregar os primeiros 12 mil metros quadrados construídos. E estão chegando os 12 primeiros contêineres com grandes peças que serão usadas na montagem da montanha-russa.”
Primeira parte da área construída abriga parte administrativa e cozinha do parque
Michael Cosme
A escolha da área em Itu ocorreu ao acaso, mas a região já era considerada por estar perto da fábrica da Cacau Show, conforme o CEO.
“A gente queria montar o parque o mais perto possível da Cacau Show, só que a gente precisava de um terreno grande para isso. A gente comprou uma fazenda dos antigos donos da Chocolates Pan, arrematamos no leilão a área do imóvel onde ficava a fábrica, os equipamentos e as máquinas do local. E tinha máquinas antigas lá que eu pensava em usar para decoração no parque. Eu conversei com a neta do dono da Pan, que falou que tinha essa propriedade. Adoramos a área e compramos no mesmo dia”, conta.
A área fica na divisa entre Sorocaba e Itu. Segundo Alê Costa, a expectativa é inaugurar o espaço até o fim de 2027.
Cacau Park será construído em área de 7 milhões de metros quadrados em Itu (SP)
Michael Cosme
Um fã de chocolate e de magia
O filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, que estreou em 1971, mexeu com o imaginário de muitas crianças na década de 1970 que sonhavam em conhecer de perto um lugar mágico e cheio de chocolate e outras guloseimas. Alê diz que faz parte desse grupo e que talvez tenha sido o sentimento nostálgico que despertou nele a vontade de criar o “Cacau Park: a Fantástica Fábrica de Felicidade”.
“As pessoas vão visitar uma fábrica de chocolate. Vão estar na fila esperando para entrar em uma atração e vão ver os colaboradores trabalhando, mexendo com o cacau, com o chocolate. A gente quer fazer uma experiência muito especial. Mostrar mais da origem do produto e proporcionar um dia inesquecível que envolva a magia de fazer chocolate.”
Entre as atrações previstas, estão a maior montanha-russa da América Latina, trilhas no meio da floresta e vilas temáticas. Além das mais de 100 atrações, a marca quer criar hotéis e um galeria a céu aberto com lojas, restaurantes e espaço para shows. A estimativa é de que o custo do empreendimento chegue a R$ 2 bilhões.
Em relação ao preço do ingresso, Alê diz que a intenção é oferecer valores que possam ser acessíveis para todos os públicos e ter estratégias para atrair o visitante que tem disponibilidade para passear durante a semana.
“A gente deve ter um preço diferenciado por dia. Provavelmente, sábado e domingo vai ter um preço para a classe média e alta, e durante a semana para as outras classes. Queremos ter essa elasticidade de preço. Por exemplo, às segundas-feiras, que é o dia das pessoas que trabalharam no final de semana, que folgam durante os dias úteis, podem se divertir, passear. A proposta é ser acessível, apesar de ser muito bom.”
‘A gente quer fazer uma experiência muito especial’, diz Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show
Divulgação
Cacau Park terá a maior montanha-russa da América Latina
Cacau Show/Divulgação
Projeção gráfica em 3D do Cacau Park
Cacau Show/Divulgação
Geração de empregos
O projeto conta com aproximadamente 2,8 mil trabalhadores, mais três mil funcionários diretos do parque nos hotéis e seis mil indiretos.
O impacto econômico, segundo a empresa, deve ser de R$ 35 bilhões nos próximos dez anos. A expectativa é de atender três milhões de visitantes por ano, com estacionamento para oito mil carros e 400 ônibus, além de 50 mil visitantes por dia.
Segundo o empresário, as prefeituras de Sorocaba e Itu devem auxiliar na contratação de mão de obra para a construção e o funcionamento do parque.
Projeto conta com aproximadamente 2,8 mil trabalhadores, mais três mil funcionários diretos do parque nos hotéis e seis mil indiretos
Michael Cosme
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM