14 de novembro de 2024

Tensão no Oriente Médio: explosão em base militar do Iraque deixa um morto e oito feridos

As Forças de Mobilização Popular do Iraque afirmaram que a explosão atingiu uma base militar usada por milícias pró-Irã. Explosão atinge base militar no Iraque
As chamas são do início da madrugada. Uma pessoa morreu e 8 ficaram feridas. As Forças de Mobilização Popular do Iraque afirmaram que a explosão atingiu uma base militar, cerca de 50 quilômetros da capital, Bagdá.
Esse grupo começou como uma aliança de milícias armadas — muitas delas aliadas ao Irã — mas é reconhecido como uma força de segurança formal pelas autoridades iraquianas. Oficiais dessas milícias acusaram os Estados Unidos. O Comando Central americano negou.
Uma misteriosa explosão em meio ao clima tenso no Oriente Médio. Mas comentários vindos do Irã trouxeram esperança de que a escalda tenha terminado — sem que os dois lados tenham interesse num conflito direto. O ministro das Relações Exteriores do Irã questionou se seria mesmo Israel por trás do ataque de ontem à cidade iraniana de Isfahan. Ele disse que os drones usados pareciam “brinquedos de criança”.
Esse ataque — não confirmado por Israel — teria sido uma resposta a uma ação sem precedentes do Irã contra o território israelense no sábado passado, com o envio de cerca de 350 mísseis e drones. O que, por sua vez, foi uma reação a um ataque de Israel contra uma representação diplomática iraniana na Síria, no dia primeiro de abril.
Enquanto o mundo acompanha com apreensão a tensão entre Israel e o Irã, a população na Faixa de Gaza segue sofrendo. Neste sábado, segundo o ministério da Saúde controlado pelo Hamas, o número de palestinos mortos na ofensiva israelense contra o grupo terrorista passou de 34 mil. E outro território palestino, a Cisjordânia, registrou mais cenas de violência.
Foi o segundo dia de uma operação na cidade de Tulkarm. O exército de Israel divulgou imagens de trocas de tiros. De acordo com militares israelenses, pelo menos dez militantes foram mortos. Oito suspeitos, detidos.
LEIA TAMBÉM:
O que se sabe sobre o suposto ataque de Israel ao Irã
Ataque à embaixada, revide e nova ofensiva: a escalada sem precedentes entre Irã e Israel
Com ataques mútuos, conflito entre Israel e Irã finalmente sai das sombras

Mais Notícias