26 de fevereiro de 2025

Campanha contra o trabalho infantil no Carnaval 2025 é lançada em Santarém


A iniciativa inclui ações de sensibilização em Santarém e Alter do Chão, com distribuição de materiais educativos e orientações a comerciantes e moradores. Organizadores da campanha “O Trabalho Infantil que Ninguém Vê” durante a abertura do evento em Santarém, reforçando o compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes
Geisa Oliveira / Semtras
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), lançou na manhã desta quarta-feira (26) a campanha social contra o trabalho infantil no Carnaval 2025, com o tema “O Trabalho Infantil que Ninguém Vê”. A abertura aconteceu na quadra da Escola Irmã Leodgard, em Santarém, oeste do Pará, reunindo autoridades e profissionais da rede de proteção à infância.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre os perigos do trabalho infantil, especialmente no período de festas carnavalescas, quando há um aumento da vulnerabilidade de crianças e adolescentes. Durante o evento, a secretária municipal de Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância de combater mitos que normalizam o trabalho infantil.
“Ainda existe na sociedade a ideia errada de que a criança está melhor trabalhando do que em casa sem fazer nada. No entanto, sabemos que o trabalho precoce pode trazer danos físicos e psicológicos, além de expô-las a diversas violações de direitos”, afirmou a secretária.
Ela também ressaltou que a campanha atua em diversas frentes, com ações tanto na zona urbana quanto em áreas mais vulneráveis do município, como a região ribeirinha, o bairro do Perema e os arredores do lixão. Equipes também atuam próximas à feira do Porto dos Milagres, promovendo ações de conscientização junto à população.
Mobilização durante o Carnaval
Imagem meramente ilustrativa
RBS TV/Reprodução
Representando o prefeito José Maria Tapajós, a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, enfatizou a necessidade de intensificar a vigilância durante o Carnaval, período em que as ruas ficam mais movimentadas.
“É uma campanha muito importante para garantir que as crianças tenham seu direito à infância respeitado. Se for para trabalhar, que seja na escola, porque o direito ao brincar precisa ser assegurado. No Carnaval, as festas e os horários intensificam a exposição das crianças, e devemos estar atentos para combater essa violação”, disse Priscila Castro.
O coordenador do Aepeti, Edinelson Souza, anunciou que a campanha seguirá até o dia 28 de fevereiro, levando informações por meio da distribuição de cartazes e materiais educativos em diversos pontos da cidade.
“Além das ações em Santarém, na sexta-feira (28) estaremos em Alter do Chão, a partir das 9h30, fixando cartazes e orientando donos de hotéis, pousadas e restaurantes na Ilha do Amor e no Cajueiro. Queremos conscientizar a população e incentivar as denúncias de casos de trabalho infantil”, finalizou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias