28 de fevereiro de 2025

Febre amarela: Valinhos confirma 2ª morte de macaco e reforça vacinação casa a casa em bairro


Animal foi encontrado no Parque Valinhos, e equipes de Vigilância em Saúde farão ação, a partir desta sexta (28), para imunizar moradores. Cidade já registrou um óbito de humano pela doença em 2025. Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
A Secretaria de Saúde de Valinhos (SP) confirmou, nesta quinta-feira (27), a segunda morte de macaco por febre amarela em 2025. O animal que testou positivo foi recolhido no Parque Valinhos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O primeiro caso de febre amarela em macaco na cidade havia sido notificado na última sexta (21), e a prefeitura ainda aguarda resultado de exames de outros quatro primatas.
No dia 14 de fevereiro a cidade confirmou a primeira morte de humano por febre amarela no município neste ano. O homem de 57 anos era morador do bairro São Cristóvão, e morreu em 4 de fevereiro.
Vacinação de casa em casa
Por conta da nova confirmação, a Vigilância em Saúde fará uma nova ação de vacinação de casa em casa contra a febre amarela no Parque Valinhos.
“Durante as abordagens que estão sendo feitas pela região nos últimos dois dias, cerca de 80% dos imóveis estavam fechados. As equipes vão voltar ao bairro para ampliar a vacinação nesta sexta-feira (28) e após o Carnaval, na quinta-feira (6) e sexta-feira (7)”, informa, em nota, a pasta.
Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
Vale destacar que os macacos não transmitem a doença mas são, sim, vítimas. A presença de primatas doentes serve como ‘alerta’ sobre a circulação do vírus.
⚠️Caso encontre um macaco morto, a orientação é que não toque ou enterre o animal, além de evitar que outros animais se aproximem. Nessas circunstâncias, é necessário avisar imediatamente à Divisão de Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3829-1252.
O que é a febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Ela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Febre
Calafrios
Dor de cabeça intensa
Dores nas costas
Dores no corpo em geral
Náuseas e vômitos
Fadiga e fraqueza
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver sintomas como:
Febre alta
Icterícia
Hemorragia
Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias