28 de fevereiro de 2025

Defesa Civil intensifica segurança nas praias de Maricá durante o Carnaval


Com o mar calmo, mas não sem riscos, mais de cem agentes serão distribuídos ao longo da orla para garantir a segurança dos banhistas e evitar acidentes. Maricá contará com 4 novos postos de guarda-vidas espalhados pelas praias da cidade
Reprodução Inter TV RJ
Uma operação especial foi montada pela Defesa Civil para o período do Carnaval em Maricá, na Região Metropolitana do Rio..
Entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março, as praias contarão com mais de cem agentes extras e vinte e quatro novos postos de guarda-vidas espalhados pelas praias da cidade.
As lagoas também receberão atenção especial nesse período, já que são locais que atraem grande quantidade de banhistas.
De acordo com Rodrigo Figueiredo, que há alguns anos administra uma página de informes e monitoramento sobre o mar na cidade, no domingo (2), o mar apresentará uma leve balançada, mas na segunda-feira já perderá o tamanho.
“Vamos recomendar o Recanto, em Itaipuaçu, que é bem interessante para os banhistas. A região de Ponta Negra tem apresentado pontos rasos também, sendo bem atrativa para os banhistas. E o canal de Ponta Negra, cuja água tem ficado clara nos últimos dias, espero que continue assim durante o carnaval, tem sido um excelente atrativo”, comentou Rodrigo, que é surfista e já foi guarda-vidas na região.
Uma recomendação importante é seguir as orientações dos guarda-vidas e evitar se aventurar em banhos noturnos. No início do mês, um homem de 34 anos morreu afogado em Itaipuaçu após ingerir bebida alcoólica e mergulhar durante a madrugada.
Apesar da ausência de ondas, da pouca força e das correntes de retorno, o mar ainda apresenta riscos. Vale lembrar que, a maior parte da praia da cidade tem características de praia de tombo, com grande profundidade logo no início do mar.
Outro fator preocupante no período é a combinação entre o mar e o consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, 12% dos afogamentos estão relacionados ao consumo da bebida alcoólica.

Mais Notícias