De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes durante os dias de folia algumas vias públicas serão interditadas com apoio de agentes de trânsito. Folia em Petrópolis
Carlos Miranda
A Folia Imperial 2025 começa nesta sexta-feira (28) e, com a festa, algumas vias públicas em Petrópolis, na Região Serrana, sofrerão alterações no trânsito para a passagem de blocos. Para garantir a realização dos eventos e maior segurança para motoristas e foliões, a Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans) distribuirá agentes por toda a cidade para organizar o fluxo de veículos.
“Fizemos um planejamento com apoio de outras secretarias de governo e também depois de um debate com os organizadores dos mais de 60 eventos que acontecem na cidade. Muitos deles serão realizados em locais fixos, como praças. Nesses casos, o apoio das equipes de trânsito acontece na gestão de vias no entorno desses locais para dar mais fluidez e evitar congestionamentos.”, explica o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Ainda de acordo com o presidente, em outros locais, no entanto, será necessário o fechamento de vias e a utilização de rotas alternativas. Nessas áreas os agentes estarão orientando os motoristas.
Em relação aos blocos que se deslocam, o presidente da CPTrans explica que as interdições acontecem durante a movimentação do bloco e as vias serão liberadas à medida que ele avançar no trajeto.
Confira as interdições:
Sexta-feira (28)
Na rua Brigadeiro Castrioto, no Bairro Esperança, vai ter interdição no trecho final da via. O evento no local acontece também nos outros dias da folia, com interdições no mesmo trecho, de 14h às 22h. No mesmo dia, tem o desfile da GRES. Império Petrópolis, que se concentra na praça da Inconfidência, no Centro Histórico, às 19h30 e depois segue pela rua do Imperador até o Obelisco.
O Desfile encerra às 21h. Em Pedro do Rio, o evento da Império de Pedro do Rio acontece de 19h às 22h na Praça Joaquim do Nascimento Taboada e vai ter fechamento do trecho da Rua Eugênio Zanata. Com isso a rua Carlos Canedo funciona em mão dupla. O evento segue até a terça-feira (4).
Sábado (1)
A festa na Praça da Mosela vai gerar o fechamento de um trecho da rua Pedras Brancas, com isso a rua Mosela funciona em mão dupla (o evento segue pelos demais dias do Carnaval). No centro, o Bloco Pintando o 7 percorre a avenida Roberto Silveira, gerando interdições na via durante o desfile, entre 16h e 22h. Já o bloco Vai dar M, desfila pelas ruas do Centro Histórico, seguindo pelas ruas Marechal Deodoro, Imperador, Nelson de Sá Earp.
O evento acontece entre 16h e 20h. (O bloco também desfila na segunda-feira). Já o bloco Vai Quem Quer se concentra na praça Clementina de Jesus, também no centro, às 19h, depois segue pela travessa Prudente Aguiar, rua do Imperador e volta para a Clementina de Jesus.
Domingo (2)
O desfile do Guerreiros da 20 tem concentração às 10h, no ponto final do ônibus da rua 24 de Maio. Com isso, o ônibus fará o ponto final na rua Nova, onde fica proibido o estacionamento de carros no período do bloco, que vai até às 20h. O bloco segue até o Centro de Moda, já no acesso à rua Teresa. Tanto o acesso à 24 de Maio, quanto à primeiro de Maio fica restrito à moradores. No bairro Esperança, de 12h às 21h, tem desfile do bloco Tem Ki Ver, no Largo da Provisória, onde terá fechamento parcial da rotatória no trecho (o bloco segue até terça-feira).
O Itamarati tem o Banho à Fantasia, que acontece de 13h às 17h. Nesse período a via principal do bairro fica fechada no trecho entre o supermercado Bramil e o posto de combustíveis, onde o motorista precisará desviar o trajeto pela rua Pedro Elmer. Em Nogueira, o Bloco Intocáveis começa o desfile às 17h na avenida Braz Rossi, na entrada para o Lago de Nogueira, saindo em direção à praça de Nogueira.
Terça-feira (4)
No Centro Histórico tem o Bloco do Caolho, com concentração na rua Alfredo Pachá e seguindo pela avenida Roberto Silveira, acessando a Padre Siqueira, Piabanha e acessando novamente a Alfredo Pachá. O bloco é de 11h às 13h.
Em Correas, tem o Bloco Secos e Molhados, que se concentra no Bar da Padaria, saindo para a Rua Vigário Corrêa até a Praça Luiz Furtado da Rosa. A Rua Vigário Corrêa funciona em mão dupla durante o período do bloco, de 11h às 23h. A rua em frente ao mercado Extra, no entorno da praça de Correas também fica fechad
A CPTrans reforça que agentes estarão distribuídos por toda a cidade para minimizar impactos e orientar motoristas e foliões.