15 de janeiro de 2025

Chuva de meteoros e ‘cometa do diabo’ podem ser vistos em Goiás; saiba como

Cometa vai estar visível no início da noite. Melhor horário para ver os meteoros será na madrugada. Meteoro passando no céu.
GETTY IMAGES via BBC
A chuva de meteoros e ‘cometa do diabo’ podem ser vistos em Goiás a partir deste domingo (21). Segundo o diretor da instituição de astronomia Plêiades do Sul Ary Martins, o cometa vai estar visível no final da tarde.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ary Martins informou que apesar dos dois fenômenos poderem ser vistos no estado, a lua cheia vai ofuscar parte da chuva de meteoros devido ela ser muito brilhante. O melhor horário para ver os meteoros será na madrugada de segunda-feira (22).
LEIA TAMBÉM
ASSISTA: Susto, admiração ou invasão alienígena: Veja relatos de moradores que se surpreenderam com meteoro que ‘rasgou’ o céu em Goiás
VEJA IMAGENS: Clarão no céu surpreende moradores em Goiás
Eclipse solar em Goiás: veja fotos do fenômeno
Chuva de meteoros Líridas
Chuva de meteoros no Hemisfério Norte em 2016
Jeff Dai/Arizona State University
De acordo com o Observatório Nacional, a chuva de meteoros Líridas é um fenômeno causado pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1). Chuvas de meteoros ocorrem quando vários meteoros são vistos atravessando o céu noturno a partir de um ponto comum, conhecido como radiante. No caso das Líridas, o radiante está na constelação da Lira.
Um meteoro pode ser definido como qualquer objeto sólido que penetra na atmosfera terrestre, geralmente originado de meteoroides, que são rochas com até um metro de tamanho. Quando excedem esse tamanho, são chamados de asteroides.
Meteoritos são as rochas que resistem ao calor gerado durante a passagem pela atmosfera e atingem o solo.
Segundo o astrônomo cultural do Instituto Gunstar Clayton Gubio dos Santos, o melhor horário para ver os meteoros será na madrugada de segunda-feira (22).
“A chuva de meteoro ela fica mais interessante de madrugada, entre meia-noite e cinco da manhã”, disse Clayton Gubio.
Os rastros brilhantes no céu poderão ser vistos a olho nu. No entanto, quem estiver em locais mais afastados da cidade terá uma observação mais clara.
Sugestão para ver a chuva de meteoros
Escolha um local afastado dos grandes centros urbanos e que tenha pouca iluminação artificial ao redor.
Concentre-se em olhar mais na direção Norte, onde os meteoros são mais facilmente avistados.
De acordo com o Observatório Nacional, para facilitar a orientação em direção ao norte, é recomendado que o observador estenda o braço direito para o local onde o sol nasce (leste) e o braço esquerdo para onde ele se põe (oeste). Assim, estará de frente para o norte.
‘Cometa do Diabo’
Cometa do Diabo em registro feito no dia 11 de fevereiro
Reprodução/Nasa
Segundo o Observatório Nacional os cometas são compostos principalmente por gases congelados, rochas e poeira. Quando se aproximam do Sol, o calor emitido pela estrela faz com que o gelo se transforme em gás, formando a nuvem que cria a cauda característica do cometa.
“As pessoas podem olhar para o cometa através do planeta Júpiter, que vai estar a Oeste ao mesmo lado do pôr do sol, mais ou menos um palmo e meio, em direção ao à esquerda”, disse Clayton Gubio.
Segundo Ary Martins, o cometa vai estar visível no final da tarde, após o por do sol. Ele poderá ser visto até as 19h, mas para ter uma observação mais clara é importante usar instrumentos, como telescópios.
“Para ter uma boa visualização é preciso que o observador tenha um bom horizonte, esteja em um lugar muito escuro, preferencialmente equipada com algum equipamento, como um telescópio ou um bom binóculo”, disse Ary Martins.
Sugestão para ver o ‘Cometa do Diabo’
Escolha um local afastado dos grandes centros urbanos e que tenha pouca iluminação artificial ao redor.
Use binóculos ou telescópios.
Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias