15 de janeiro de 2025

Secretarias realizam mutirão para fiscalização de terrenos em Bauru; veja como funciona

Proprietários serão notificados para fazer a limpeza dos locais no prazo de 15 dias. Em um dia de ação, foram identificados mais de 180 terrenos com necessidade de notificação. Donos de terrenos serão notificados para fazer a limpeza dos locais
TV TEM/ arquivo
A Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias das Administrações Regionais (Sear) e de Saúde, iniciou na última semana um mutirão de fiscalização de terrenos baldios particulares.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ação, uma parceria entre as pastas, ocorrerá aos finais de semana e será intensificado nos próximos meses nas regiões com maior concentração de terrenos e regiões com maior índice de casos de dengue.
O mutirão tem o objetivo de intensificar os trabalhos de prevenção e combate à dengue no município. Cerca de 14 agentes de saneamento, lotados no Departamento de Saúde Coletiva, percorrerão as regiões definidas identificando os terrenos que estão com mato alto, acúmulo de lixo ou com foco do mosquito Aedes aegypti.
O levantamento com identificação dos lotes será encaminhado para a Sear, que notificará, via Correios, os proprietários para que executem a limpeza dos terrenos com a destinação adequada dos resíduos no prazo de 15 dias.
Caso os proprietários não procedam a limpeza, ficarão sujeitos ao auto de infração com multa, no valor de R$ 8 por metro quadrado, dobrando em caso de reincidência.
A limpeza dos terrenos, assim como a destinação adequada dos resíduos, contribui para a saúde da população, evitando também a proliferação de insetos e animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.
A colaboração de toda a comunidade é essencial para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Para isso, é necessário manter terrenos, quintais e calçadas limpos, e sem objetos que possam acumular água.
A prefeitura lembra ainda que tem intensificado a limpeza de áreas públicas, e que os materiais devem ser destinados, corretamente, na coleta de lixo ou nos Ecopontos, conforme o material a ser descartado. No caso de terrenos públicos, estes já estão no cronograma de execução de limpeza da Sear.
No primeiro dia de ação, dez agentes de saneamento identificaram 182 lotes para notificação de limpeza no Parque Jaraguá. Nos próximos dias, os agentes percorrerão mais áreas da região noroeste de Bauru.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias