Boituva (SP) atingiu a marca de 1.353 casos confirmados de dengue em 2024. Em março prefeitura decretou estado de emergência Mosquito transmissor da dengue
Divulgação
A cidade de Boituva (SP) registrou 1.353 casos positivos de dengue em 2024, de acordo com dados do último boletim divulgado pela prefeitura. O município decretou estado de emergência devido aumento da doença no mês de março. E desde então tem promovido diversas ações de combate à dengue.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A ação mais recente é voltada para a educação, a Secretaria de Comunicação desenvolveu um jogo de combate a dengue, que será entregue, por meio da Secretaria de Educação, nas escolas para as crianças do ensino fundamental I.
É um jogo divertido que vai ensinar as crianças e suas famílias sobre como combater a dengue. Cada criança vai receber um papel com um tabuleiro e um dado. Elas precisam montar o dado e o tabuleiro para começar a jogar.
Quando jogarem o dado, vão andar o número de casas que sair. Para marcar, podem usar tampinhas de garrafa ou de caneta, um brinquedo pequeno, o que preferirem.
Secretaria de Comunicação de Boituva desenvolveu um jogo de combate a dengue.
Reprodução
Cada espaço no tabuleiro tem uma ação para fazer em casa e ajudar no combate à dengue. Algumas ações podem ser realizadas pela criança e outras precisam da ajuda dos adultos.
Quando as crianças fizerem as ações, vão avançar no jogo. Quando chegarem ao final, viram mini-agentes e ganham um certificado especial de “Casa Segura”, que dura uma semana.
E pra manter o certificado valendo sempre, as crianças precisam jogar de novo a cada sete dias.
O jogo pode ser baixado no site oficial da prefeitura.
Situação de Emergência
Em março, o Executivo decretou situação de emergência em saúde pública em virtude da alta dos casos de dengue. A ação autoriza que o município adote medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue.
De acordo com a prefeitura, todas as secretarias se prontificaram a atender as exigências do decreto e trabalhar em conjunto para combater a dengue.
A pasta ainda solicita que a população se mobilize para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente com relação aos criadouros e o acúmulo de água.
O decreto permanecerá ativo até que a condição sanitária no município se estabilize.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
.