27 de setembro de 2024

‘Não dá tempo de ter medo’, diz piloto que pousou avião em rodovia após pane em 1º voo teste

Guilherme Censoni atua na aviação há 25 anos e falou sobre o pouso forçado na SP-340, em São João da Boa Vista, na tarde de domingo (21). Ninguém ficou ferido. Guilherme Censoni é membro do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA)
Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas
O piloto que fez um pouso forçado em São João da Boa Vista (SP) após uma pane em um avião de pequeno porte monomotor disse que descer na rodovia foi a melhor opção, já que não havia trânsito naquele momento (veja no vídeo abaixo). Ninguém ficou ferido no incidente.
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Guilherme Censoni, de 44 anos, fazia um voo teste na aeronave modelo Pitts Experimental, na tarde de domingo (21), quando o motor começou a falhar. O pouso forçado aconteceu por volta das 13h no km 230 na Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga as causas.
Avião faz pouso forçado em rodovia após pane em São João da Boa Vista
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Em entrevista ao g1 nesta segunda-feira (22), o piloto que atua há 25 anos na área da aviação contou que no momento da pane viu apenas um carro na pista sentido São João e que conseguiu passá-lo e pousar bem à frente para evitar um acidente.
“Ali tinha muitas curvas, acabei conseguindo levar o avião até uma parte mais reta. Apesar de ser uma subida e ter ponte, passei por baixo da rede de alta tensão e tinha um carro na rodovia. Passei por cima dele para evitar pousar atrás e acabei pousando na frente”, contou.
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Segundo Censoni, a aeronave estava a cerca 150 km/h e, com condições normais, e possível pará-la em até 200 metros de pista, mas como o motor parado não havia muito tempo, por isso foi necessário tomar uma rápida decisão rápida e assertiva.
“Fiquei bem tranquilo, porque a única opção que tinha era tentar me salvar, não acertar outros veículos e salvar o avião. Você pensa em tudo na hora, mas é tão rápido que não dá tempo de ter medo. Se você se você se deixar dominar pelo medo, acaba tomando decisões erradas. Você tem que tomar a decisão mais certa possível”, disse.
Aeronave modelo Pitts Special após pouso em rodovia em São João da Boa VIsta, no interior de São Paulo
Arquivo pessoal
O professor Gerson Marcelo Camargo, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), explicou ao g1 que a aeronave usada para recreação e acrobacias aéreas é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos e decolagens.
Ao tocar o solo, Censoni levou o avião para uma alça de acesso da rodovia e acabou atingindo uma placa de sinalização. “A única coisa que não deu 100% certo foi ter acertado essa placa”, disse o piloto, que não se feriu.
Primeiro voo teste
Censoni contou que ele e amigos trabalham na montagem do avião há cerca de 3 anos. Na fase final do projeto, a aeronave passou por todos os testes necessários em solo e no domingo partiu para o primeiro voo para homologação e certificação.
O piloto voou pela região de São João da Boa Vista por cerca de 40 minutos e já se preparava para retornar à pista de decolagem quando o motor começou a falhar.
Piloto Guilherme Censoni fez primeiro voo teste na aeronave modelo Pitts em São João da Boa Vista
Arquivo pessoal
“Ele pegava e parava. Ainda não dá para saber a causa principal, mas a princípio foi uma falha do motor, uma falha mecânica. Como não dava para chegar à pista, minha única opção foi posar na rodovia”, disse Censoni.
Membro do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), Censoni conquistou o Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas em 2022. No ano passado, participou no ano passado do Campeonato Mundial de Acrobacias Avançadas, em Las Vegas (EUA).
No treinamento básico de pilotos as panes de motor são feitas repetidamente, você tem o instinto e a reação desde o início do treinamento. A princípio, todo o piloto sabe fazer procedimento de emergência no caso de uma pane. São 25 anos de aviação e a primeira vez que pousou o avião em uma rodovia. O resultado foi excelente”, disse o piloto.
Investigação do Cenipa
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que notificou os investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SeripaIV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o pouso forçado. O órgão diz, ainda, que dados relativos ao acontecimento já foram coletados e analisados pelos investigadores.
Na nota, a FAB afirma que o incidente ocorreu com uma “aeronave experimental, sem marca e matrícula”.
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