27 de setembro de 2024

Servidores denunciam falta de insumos no maior hospital público do RN

Cartazes com os insumos em falta foram colados na entrada do Hospital Walfredo Gurgel nesta segunda (22). Ambulâncias também ficaram retidas a espera da liberação de macas. Falta de insumos no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal
Faltam insumos e medicamentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, que fica em Natal. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (22) por trabalhadores do hospital, que, em protesto, colaram cartazes na porta da unidade com uma lista do que está em falta.
Os cartazes citam que o hospital não tem: sabão, luvas, gazes, álcool, suportes de soro, lençóis, ataduras, dipirona, antibióticos, entre outros materiais (veja imagem mais abaixo).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou que mantém um grupo de trabalho permanente para tratar do abastecimento de insumos nas 20 unidades hospitalares da rede.
Segundo a Sesap, o Walfredo Gurgel permanece com todas as condições de receber a população, realizando mais de 200 atendimentos diários apenas no pronto-socorro Clóvis Sarinho.
Cartaz colado pelos trabalhadores da unidade
Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
A Inter TV Cabugi teve acesso a vídeos que mostram a superlotação da unidade, com pacientes deitados em macas pelos corredores.
Essa superlotação também afetou o trabalho das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por conta da falta de macas no hospital, as macas das ambulâncias permanecem dentro da unidade, e os veículos ficam retidos, sem poder sair do hospital até que a maca seja liberada. Na manhã desta segunda, pelo menos 10 ambulâncias estavam paradas no local.
Na semana passada, o Hospital Walfredo Gurgel chegou a suspender a alimentação para acompanhantes de pacientes e também para funcionários. Segundo a Sesap, o motivo foi a diminuição no fornecimento dos insumos.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias