15 de janeiro de 2025

Governo lança pacote de ações para aumentar acesso ao crédito de pequenos empreendedores

O Desenrola Pequenos Negócios visa facilitar a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais com os bancos. Em solenidade, o presidente Lula disse que o governo tem ser mais ágil no diálogo com o Congresso. Lula cobra de Haddad e Alckmin mais agilidade e diálogo com Congresso
O governo federal lançou, nesta segunda-feira (22), um pacote de ações para aumentar o acesso ao crédito e movimentar o investimento de pequenos empreendedores.
O Desenrola Pequenos Negócios visa facilitar a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais com os bancos. Quem aderir ao programa terá um prazo de carência para começar a pagar.
Uma segunda ação vai oferecer empréstimos a juros mais baixos para MEIs, microempresas e famílias inscritas no CadÚnico.
Lula discursa em solenidade e fala sobre relação do governo com o Congresso
JN
Essas ações fazem parte de uma medida provisória, que terá que ser aprovada pelo Congresso. No lançamento, o presidente Lula disse que o governo tem ser mais ágil no diálogo com deputados e senadores.
“Em um país em que o partido do presidente só tem 70 deputados em 513, só tem nove senadores em 81. Isso significa que o Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O Haddad tem que, sabe, ao invés de ler um livro, ele tem que perder algumas horas conversando no Senado, na Câmara. O Wellington… O Rui Costa passa uma parte do tempo conversando; conversa com bancada A, com bancada B. É difícil, mas a gente não pode reclamar porque a política é exatamente assim. A política é a arte que permite a gente conviver na diversidade com as pessoas com quem a gente tem divergência. Nós vamos mandar essa medida provisória. Eu estou muito otimista, mas essa medida provisória quando chegar no Congresso Nacional, tem 513 deputados. Nem todo mundo é obrigado a concordar com os nossos artigos”, diz Lula.
LEIA TAMBÉM
Lula lança ‘Desenrola’ para pequenos negócios e programa de estímulo ao crédito nesta segunda
No dia em que Lula puxa orelha de Haddad e Alckmin, ministros e líderes reclamam do presidente pela ausência na articulação política

Mais Notícias