A Voyager 1 está a 24 bilhões de quilômetros de distância. Foi colocada em órbita há 46 anos, mas, desde novembro de 2023, as equipes não conseguiam qualquer informação. Voyager 1 em uma ilustração artística
NASA/JPL-Caltech
Depois de cinco meses sem dar sinal, a sonda espacial Voyager 1, a mais distante do planeta Terra, conseguiu enviar informações à Nasa, a agência espacial norte-americana.
🚀 Em órbita há 46 anos, a sonda está a 24 bilhões de quilômetros do nosso planeta, segundo a agência. No entanto, desde novembro de 2023, as equipes não conseguiam fazer qualquer contato com ela.
Os engenheiros passaram os últimos meses tentando descobrir o que teria acontecido. Isso porque os controladores da sonda apontavam que ela estava recebendo os comandos. A falha só foi identificada no mês passado: um dos três computadores de bordo estava com problemas.
Equipe da Nasa comemora retomada do contato com a sonda Voyager 1 após 5 meses
NASA/JPL-Caltech
O computador é o responsável por empacotar os dados científicos e de engenharia antes de serem enviados para a Terra. Devido ao problema, por mais que captasse, a sonda não conseguia enviar as informações.
👉 O erro aconteceu por causa da falha de um único chip do equipamento, que, com isso, comprometeu os códigos que fazem essa tradução.
A solução nova foi aplicada em 18 de abril e na terça-feira (22), os cientistas receberam pela primeira vez em cinco meses informações vindas da Voyager 1.
Qual é o real risco do lixo espacial na Terra e no espaço?