‘Abril pra Dança’ faz parte do calendário oficial da cidade e tem apresentações gratuitas em vários equipamentos públicos da capital paulista até o fim do mês. Espetáculo de dança da Casa Aura Flamenca, em Ribeirão Preto, em São Paulo, financiado por meio de edital do Proac de 2020
Arquivo Pessoal/Carol Robatini
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo promove neste mês de abril uma programação mensal toda dedicada ao Dia Internacional da Dança, comemorado no próximo 29 de abril.
O evento “Abril pra Dança” faz parte do calendário oficial da cidade e tem apresentações gratuitas em vários equipamentos públicos da capital paulista até o fim do mês.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
“Comumente, imagina-se que a dança vem “do nada”, é um punhado de movimentos aleatórios de um corpo que quer se mexer. Não, a dança vem de um outro lugar: um corpo que estuda, pesquisa, trabalha e transforma todo esse conhecimento em movimentos que contam uma história. A ideia é mostrar exatamente, a importância do conhecimento na dança, ir além da superficialidade que, muitas vezes, é associada a ela”, afirma a pasta.
A programação completa do evento, com as principais apresentações, você acompanha abaixo:
Atração: O diário de duas bicicletas |
Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira [ABERTURA]
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Um espetáculo interativo de danças brasileiras, participativo, contemplativo e relacional com músicas próprias, em alguns momentos, tocadas ao vivo, com letras musicais educativas e formativas com foco principal no compartilhamento de saberes, resgatando a importância da dança na sociedade, seu papel fomentador no exercício de cidadania e sua relação intrínseca com a comunidade. O espetáculo faz uma viagem lúdica pelas memórias da cultura popular brasileira, dialogando com dimensões inusitadas do cenário, figurino, adereços e bonecos, destacando-se para além das alegorias estabelecidas e com forte inspiração na cultura popular brasileira, construindo uma dramaturgia urbana e interativa.
Escadarias do Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Quando: 2 de abril às 12h
Praça Brasil
Endereço: Av. Nagib Farah Maluf, s/n – Conj. Res. José Bonifácio
Quando: 4 de abril às 18
Divulgação: São Paulo Companhia de Dança
Divulgação: São Paulo Companhia de Dança
Atração: Mané boneco | Zumb.boys
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Inspirado no boneco brasileiro “Mané Gostoso”, feito de madeira, com pernas e braços facilmente articulados, através de cordões, “Mané Boneco”, dança urbana e infantil, é uma intervenção de dança que dialoga com a beleza e a simplicidade do brincar. É uma obra infantil virtuosa que passeia sobre a memória afetiva, construindo espaços de aproximação valorizando o instante vivido, estabelecendo pistas de fácil reconhecimento para que o público aos poucos se sinta confortável em fazer parte do jogo compartilhando momentos, brincadeiras e histórias partilhadas por meio do movimento.
Parque da Independência
Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Quando: 6 de abril às 14h
Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 – Centro, São Paulo/SP
Quando: 29 de abril às 12h
Atração: Coletivo São Bento Força Break
Street Warriors, Backspin Crew e convidados
Quando: 26 de abril com horários entre 13h e 19h
Sala/Espaço: Pátio São Bento | Largo São Bento, 109 – Centro Histórico de São Paulo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Hip Hop está em festa! E, para celebrar o Dia internacional da Dança, o Largo São Bento – que é um espaço tradicional, considerado e sacramentado como berço da Cultura Hip Hop, fortalecendo os laços históricos e dando oportunidades ao público mais jovem a experienciar o FunkSoul, Breaking, Popping, Locking, entre outras vertentes do Breaking Dance – convida para a programação que une as cinco regiões da cidade de São Paulo.
Programação:
13h – Bate-papo: História do Hip Hop e a conexão Metrô São Bento em São Paulo
Palestrantes: Rooneyoyo, Guilherme Botelho, Alam Beat, B. Girl Cris, Minu, Jeff Sua Atitude e Marcelinho Back Spin; Mediação: Rose MC e Drica Back Spin
14h30 – Abertura: João Break – Cypher DJ
14h45 – Cypher DJ com Casper Back Spin / DJ Douglas
15h30 – Backspin Crew – Dança
16h00 – Street Warrior’s Crew – Dança
16h30 – Cypher DJ – DJ Dri / DJ Zulu / Jeff DJ
18h00 – Magnum C4 / PMC / Estilo Selvagem / Vítima Fatal / Fantastic Force
18h30 – MC Jack
18h45 – Soul Sisters
19h00 – Soul Brothers
CASAS DE CULTURA
Atração: Poemas cinéticos | Lagartixa na Janela
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Criado a partir da relação corpo e espaços urbanos: praças, parques e espaços abertos, essa performance investe na dança criando relações com a dimensão arquitetônica e simbólica destes lugares, que é potencializada como um grande “quintal” de criação. Contemplação, memórias, sentidos e “ludi-cidade” se alternam nesta proposta onde o encontro da dança com os elementos do espaço estimulam o imaginário do espectador, sejam eles crianças ou adultos
Casa de Cultura Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri
Quando: 6 de abril às 11h
Casa de Cultura Brasilândia
Endereço: Praça Benedicta Cavalheiro, s/n – Freguesia do Ó
Quando: 10 de abril às 15h
Atração: Conversa ritmada – Uma breve história sobre o funk carioca | Taisa Machado
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Taísa Machado conduz o público por uma imersão na história e evolução do funk carioca, explorando suas raízes afro diaspóricas e seu impacto cultural e político nas periferias. Com um olhar afrocentrado, a palestra revela o funk como um movimento de resistência e celebração da identidade negra, destacando sua ascensão como fenômeno global. Além da música, são abordadas narrativas sociais, desafios e conquistas de uma cultura que amplifica vozes historicamente marginalizadas. Uma oportunidade única de enxergar o funk além dos estereótipos e reconhecê-lo como peça fundamental da música brasileira
Casa de Cultura Guaianases
Endereço: R. Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares
Quando: 9 de abril às 15h
Casa de Cultura Hip-Hop Leste
Endereço: R. Sara Kubitscheck, 165A – Cidade Tiradentes
Quando: 10 de abril às 17h
Casa de Cultura Itaim Paulista
Endereço: R. Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles, São Paulo/SP
Quando: 12 de abril às 15h
CENTROS CULTURAIS
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo
Atração: Imperadores da Dança
Quando: 10 de abril, às 17h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A performance artística será realizada para celebrar o Dia Internacional da Dança, retratando sua arte cotidiana com coreografias que cativam públicos de todas as idades. Trata-se da história do passinho, passando pelos primeiros passos até os dias de hoje, mostrando todos os segmentos de dança dentro do funk. O cenário passa do Rio de Janeiro a São Paulo.
Atração: Passinhos do Brasil – Batalha Show
Quando: 10 de abril, às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A batalha é um dos pilares do Passinho e do Breaking, onde dançarinos exibem técnica, improviso e personalidade – ou “manha” no Passinho e “flavor” no Breaking. Neste encontro, duplas formadas por um dançarino de cada estilo se unem para demonstrar as conexões entre essas culturas pretas e periféricas, que revolucionaram a dança e a música ao longo do tempo.
Atração: Passinho do Brasil – Grandes nomes do Breaking e do Passinho
Quando: 10 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A cultura Hip Hop e a cultura Funk possuem muitos elementos em comum. Há muito mais semelhanças entre essas culturas pretas, periféricas, do que diferenças. Nesta edição, vamos reunir grandes nomes da cena Passinho do Rio de Janeiro e do Breaking de São Paulo, homens e mulheres, que demonstram a relevância destas danças para a juventude de suas respectivas cidades
Atração: Passinhos do Brasil – Batalha de Dança
Quando: 10 de abril, às 20h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Passinhos do Brasil apresenta a diversidade da dança Passinho, expressão da Cultura Funk, nos diferentes estados do país. Serão ministradas oficinas dos Passinhos: Magrão, Romano, Maloka e Megão (SP); Brega Funk (PE); Malado (MG); Dancinha e Foda (RJ). Além das aulas abertas, haverá ainda: oficina fechada para escolas; curso voltado para educadores; oficina específica para mulheres; bate-papo sobre Mulheres no Passinho; cine-debate com o filme Batalha do Passinho, de Emílio Domingos; e uma batalha-show que também aceitará participação do público.
Atração: BCA: A Força Feminina: Desafios e Conquistas
Quando: 11 de abril, às 16h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Batom, Cabelo, Atitude e Dança é um coletivo que fortalece a presença feminina na cultura urbana, oferecendo um espaço para dançarinas se expressarem com liberdade e autenticidade. A performance celebra o empoderamento das mulheres no hip hop e no funk, desafiando estigmas e promovendo igualdade. Com uma abordagem interativa, aproxima o público e reforça a união necessária para o crescimento do movimento. A participação no Abril pra Dança reforça o compromisso do BCA com a valorização da mulher e a quebra de estigmas na cena urbana.
Atração: Conversa ritmada – Uma breve história sobre o funk carioca | Taisa Machado
Quando: 11 de abril, às 17h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Taísa Machado conduz o público por uma imersão na história e evolução do funk carioca, explorando suas raízes afro diaspóricas e seu impacto cultural e político nas periferias. Com um olhar afrocentrado, a palestra revela o funk como um movimento de resistência e celebração da identidade negra, destacando sua ascensão como fenômeno global. Além da música, são abordadas narrativas sociais, desafios e conquistas de uma cultura que amplifica vozes historicamente marginalizadas. Uma oportunidade única de enxergar o funk além dos estereótipos e reconhecê-lo como peça fundamental da música brasileira.
Atração: Bonde do Passinho
Quando: 11 de abril, às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Projeto que destaca a força, o talento e a representatividade da dança periférica, protagonizado por Camila Ferreira e Bratz. Moradores de Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo, as duas dançarinas levam sua arte para os palcos de grandes festivais e turnês nacionais, imprimindo autenticidade e potência em cada movimento. O projeto celebra a dança como uma ferramenta de transformação social, inspirando novas gerações e fortalecendo a cultura urbana.
Atração: Os Brabos do Fluxo
Quando: 11 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: No espetáculo “Os Brabos do Fluxo”, Ryan e Lukinhas levam o passinho a outro nível, unindo técnica, presença de palco e muita energia ao som do funk. Com movimentos precisos e uma conexão impressionante, a dupla transforma o palco em um verdadeiro baile, trazendo toda a essência das ruas para uma performance eletrizante.
Atração: Elite do Passinho
Quando: 11 de abril, às 20h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Celebra a dança urbana através das trajetórias de Kay Gomess e Grazielly, duas talentosas dançarinas que transformam os palcos com sua energia e paixão. Vindo de Itaquaquecetuba, Kay Gomes se destaca na cena do passinho e da dança funk, levando a cultura periférica para diferentes espaços com atitude e estilo. Juntas, elas representam a força e a resistência da arte urbana, inspirando uma nova geração de jovens a acreditarem no poder da dança como expressão e transformação social.
Atração: Sonhos vividos, Ballet Stagium
Quando: 26 e 27 de abril, às 17h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo traça um percurso poético que reflete as relações da história recente do país. Criado por Décio Otero e com direção teatral de Marika Gidali, a montagem do espetáculo percorreu um longo caminho até se materializar em uma linguagem coreográfica única. A obra é fortemente inspirada pela trajetória de Elis Regina, cuja voz e presença marcaram uma época e se tornaram símbolos de resistência, autenticidade e expressão no cenário musical brasileiro.
Centro Cultural Tendal da Lapa
R. Guaicurus, 1100 – Água Branca
Atração: A Bailarina Fantasma | Plataforma – Estúdio de Produção Cultural
Quando: 11 e 12 de abril, às 20h
Ingresso: Grátis
Classificação: 14+
Sinopse: Uma “peça-instalação” criada a partir da icônica e polêmica escultura francesa “A Bailarina de 14 anos”, do escultor Edgar Degas, em fricção com os relatos autobiográficos da bailarina brasileira Verônica Santos. Com idealização de Fernando Gimenes, encenação de Wagner Antônio e dramaturgia inédita de Dione Carlos, o espetáculo revela um corpo fraturado por violências físicas e simbólicas e também por tentativas de apagamento da visibilidade de uma bailarina clássica negra.
Centro de Referência de Dança
Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo
Atração: “Rosa que te quero minha” | Grupo Divinadança
Quando: 19 de abril, às 19h, e 20 de abril, às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Essa obra tem como protagonista a rosa e sua relação com os intérpretes. E é no jogo cênico que as partituras coreográficas se desdobram e contextualizam tal comunicação. Permeada por um repertório musical de clássicos conhecidos, “ROSA” tem atmosfera singular e irreverente, ampliada pelos elementos da cena que fazem desta criação um jogo contínuo de experimentação cênica, dramaturgia e presença.
Teatro Flávio Império
R. Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo
Atração: The Jackson’s Funk | Clarin Cia de Dança
Quando: 23 e 24 de abril, às 20h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Criado pelo premiado bailarino Pablinho MJ e dirigido por Kelson Barros, “The Jackson’s Funk” homenageia Michael Jackson, traçando um paralelo entre sua obra e a cultura do funk. Com trilha ao vivo e inspirado nas turnês Dangerous Tour e This Is It, o espetáculo imagina como o astro pop se expressaria no Brasil de 2024, dentro da linguagem do passinho do funk.
Atração: Gran Circo Andaluz | Casa Aura Flamenca
Quando:
26 de abril, às 20h
27 de abril, às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: “Gran Circo AndaLUZ” apresenta toda a magia dos circos de antigamente por meio da beleza e potência da arte flamenca. Desde a chegada da trupe itinerante, os ensaios, o dia a dia até a grande estreia, o espetáculo traz os bastidores da arte circense que vai sendo contada por meio do cante, da guitarra, da percussão e do baile flamenco. A força do flamenco com a tradição do circo se unem, levando para o palco/tablado o maior espetáculo da Terra.
Centro Cultural Vila Formosa
Av. Renata, 163 – Vila Formosa
Atração: Dalí, Daqui ou de Lá? | Cia Druw
Quando: 26 e 27 de abril, às 15h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Da onde vem o sonho e a imaginação? É um mundo de dentro, um mundo fora. Para mergulhar profundamente no mundo da imaginação é preciso adormecer, sonhar, como se nunca houvesse o acordar. “Dalí, Daqui ou de Lá?” é um espetáculo infanto-juvenil da Cia Druw de Dança Contemporânea que busca inspiração nos procedimentos do movimento surrealista como sobreposição de objetos desconexos, imagens poéticas, o humor, o sonho e a imaginação para criação de uma composição lúdica e imaginativa, viajando por elementos das obras de pintores como Magritte, Salvador Dalí e Frida Kahlo.
TEATROS MUNICIPAIS
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Mooca
Atração: Pequena coreografia do Adeus | Viramundo
Quando:
4 de abril, às 21h
5 de abril, às 21h
6 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Livremente inspirado no premiado livro “Pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei. Em cena, uma casa que nos provoca a (não) relação entre pai, mãe e filha. Há algum lugar de afeto, intimidade e de espontaneidade? Qual o ponto inicial para esse tão almejado encontro interno? O corpo de baile se aventura nessa tentativa de se encontrar e de, através dessa experiência, fazer faísca, som, vento, fogo e água. Uma dança para se chegar ao rito. Lugar de sacrifício e de celebração aos mortos e vivos.
Teatro Cacilda Becker
R. Tito, 295 – Lapa
Atração: Tudo que a boca come | Núcleo Iêê
Quando:
12 de abril, às 21h
13 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: 10+
Sinopse: Capoeira e adulto. “Tudo que a boca come” tem como ponto de partida dois mensageiros sagrados. No espetáculo, a representação de Jesus traz consigo a poesia marginal e Exu faz da capoeira sua forma de se comunicar corporalmente. Colocando uma lupa no momento em que a boca da periferia não comeu, o trabalho olha para os entregadores de delivery e se reconhece no povo que alimenta o outro e continua de barriga vazia. Usando a frase de mestre pastinha: “Capoeira é tudo que a boca come”.
Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana
Atração: Elevados | Gumboot Dance Brasil
Quando:
18 de abril, às 20h
19 de abril, às 20h
20 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: 12+
Sinopse: O grupo traz uma reflexão sobre a história e a cultura das comunidades pretas em uma narrativa não linear. Vindo do futuro para o presente, a produção mostra o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos, para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva. Durante o espetáculo, o conceito de elevação é abordado de diversas maneiras, com destaque para a dimensão espiritual, social, mágica e tecnológica ancestral. Por meio da dança e da música, é explorada a conexão dessas comunidades com a natureza, com o sagrado e com os ancestrais, ressaltando a importância da preservação dessas conexões.
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Atração: Temporais | Cisne Negro Cia de Dança
Quando:
25 de abril, às 21h
26 de abril, às 21h
27 de abril, às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Neoclássico e contemporâneo, dança adulto. “Temporais” é um programa composto por duas obras: “Instar” (2023), uma criação do renomado coreógrafo israelense Elie Lazer, e “Revoada” (2007), do aclamado coreógrafo romeno Gigi Caciuleanu. Ambas as obras prometem encantar o público com suas propostas inovadoras e impactantes. “Instar” desafia as convenções do ballet tradicional ao introduzir movimentos mais flexionados e expressivos, refletindo sobre as ansiedades e os medos do primeiro encontro. Por sua vez, “Revoada” celebra a transformação, simbolizando a transição da imobilidade à vitalidade através da fusão de peças musicais de Stravinsky, com o Cisne de Fogo como protagonista.
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato
R. General Jardim, 485 – Vila Buarque
Atração: Breve dança para um rio | Cia Menina Fulô
Quando:
12 de abril, às 16h
13 de abril, às 10h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Espetáculo infantil. Três mulheres dançam, anunciando em seus gestos que embaixo daquele solo, corre um rio. Soterrado, enclausurado, ele pede para se mover. Suas águas são correntes, ele lamenta em sons que ninguém ouve. Ele sente saudade de sua dança. As mulheres chamam as crianças por saberem que o rio gosta delas. Elas pedem para as crianças imaginarem o rio que mora dentro da terra e distribuem pincéis para que as crianças refaçam os caminhos do rio no solo. Os mais velhos ao verem a dança das crianças, talvez se lembrem que ali passava um rio. Outras pessoas talvez descubram que o rio ainda está ali, tentem ouvi-lo e por um breve tempo, o rio talvez se sinta menos preso e menos só.
PRAÇAS DAS ARTES
Av. São João, 281 – Centro, São Paulo/SP
Atração: BCSP – Visita guiada: uma experiência imersiva
Quando:
8 de abril, das 09h às 11h
15 de abril, das 09h às 11h
22 de abril, das 09h às 11h
29 de abril, das 09h às 11h
Ingresso: Grátis – Cada dia receberá até 30 participantes, conforme ordem de inscrição
Inscrição: Clique aqui para se inscrever
Classificação: Livre
Sinopse: O Balé da Cidade de São Paulo convida o público para uma experiência que oferece um mergulho no cotidiano da companhia e em seu espaço de criação. Os/as visitantes poderão conhecer a história do edifício que abriga a Praça das Artes e conhecer os ambientes de trabalho e criação da companhia. A visita se estende com a oportunidade de assistir a um ensaio e participar de uma conversa com o elenco. A proposta é abrir o espaço a diferentes públicos, ampliando o diálogo sobre danças, histórias e os modos de criação que atravessam o trabalho da companhia.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
R. Vergueiro, 1000 – Liberda
Atração: Tango na Adoniran
Quando:
2 de abril, das 12h às 13h30
9 de abril, das 12h às 13h30
16 de abril, das 12h às 13h30
23 de abril, das 12h às 13h30
30 de abril, das 12h às 13h30
Sala/Espaço: Sala Adoniran Barbosa
Ingresso: Grátis – com inscrição semanal via formulário*
*O preenchimento do formulário é indispensável para o acesso à programação. A entrada é permitida até 20 minutos após o início da atividade. Limite de 50 pessoas.
Classificação: 16+
Sinopse: Em 2009, o Tango foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e vem sendo praticado por jovens, adultos e idosos ao redor do mundo. A partir desse contexto, o Centro Cultural São Paulo apresenta a primeira edição do Workshop Tango na Adoniran, com Valéria Rodrigues.
Atração: CORPO-VERSO: coreografias das palavras
Quando:
3 de abril, das 19h às 21h
10 de abril, das 19h às 21h
17 de abril, das 19h às 21h
24 de abril, das 19h às 21h
Sala/Espaço: Sala de Ensaio 2
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 16+
Sinopse: Com Laura Félix. O ciclo de oficinas “CORPO-VERSO: coreografias das palavras” propõe uma imersão em métodos criativos cênicos com ênfase na corporalidade através do ato de escrever. As dinâmicas durante os encontros apresentam possibilidades de corporificar palavras e de escriturar gestos, criando um diálogo entre texto escrito e texto falado a partir de coreografias de movimento. Essa oficina pretende propiciar criações de dinâmicas coletivas e individuais que intercambiam movimento e palavra para dar vazão a uma criação híbrida de palavra e movimento, e, que nelas as pessoas participantes possam encontrar alimento para sistematizar suas próprias dinâmicas criativas e ter mais entendimento sobre elas.
Atração: Todos os Sopros do Mundo
Quando:
3 de abril, às 20h
4 de abril, às 20h
5 de abril, às 20h
6 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 16+
Sinopse: A peça-performance é um manifesto antimáquina feminista nascido do desejo de não sucumbir em meio ao caos das horas que se aceleram e das engrenagens que espremem a própria vida. Em cena, as atrizes-operárias Daia Moura e Mariana Rossi buscam reinventar suas relações com o trabalho embarcando no absurdo, rompendo fronteiras do tempo e fabulando o encontro de duas figuras faróis: Patrícia Galvão, militante modernista autora de Parque Industrial e Elsie Houston, soprano, performer e multicriadora brasileira. Mariana, Daia, Pagu e Elsie atravessam memórias, criam no agora e lançam cápsulas de suas revoluções ao futuro.
Atração: Longevidança, com Luma Preto
Quando:
3 de abril, das 10h30 às 12h30
10 de abril, das 10h30 às 12h30
17 de abril, das 10h30 às 12h30
24 de abril, das 10h30 às 12h30
8 de maio, das 10h30 às 12h30
Sala/Espaço: Sala de Ensaios 1
Ingresso: Grátis – com inscrição semanal via formulário*
*O preenchimento do formulário é indispensável para o acesso à programação. A entrada é permitida até 20 minutos após o início da atividade. Limite de 30 pessoas
Classificação: 60+
Sinopse: Pensando para o público 60+, o ciclo de intervenções artísticas “Longevidança” traz aulas de ballet clássico para idosos, com o objetivo de promover a conscientização sobre a sua importância e os benefícios da prática de dança na maturidade, como a qualidade de vida e o bem-estar.
Atração: Estou Sem Silêncio
Quando:
4 de abril, às 20h
5 de abril, às 20h
6 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Sala Jardel Filho
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: Intimista, divertido, cheio de significado, “Estou Sem Silêncio” traz de volta o humor sutil e a irreverência, uma das marcas registradas da Quasar desde sua criação em Goiânia em 1988. Sentimentos de raiva, ciúme, angústia, rejeição e tudo aquilo que não é possível esconder são extravasados no palco por quatro bailarinas super poderosas. Elas representam as mulheres independentes, sensuais, submissas e livres, alegres e tristes, aquelas que amam, sofrem e perdoam, vão do riso às lágrimas. Mulheres corajosas, que desafiam os homens, falam o que pensam, sem medo e sem amarras. Mulheres com atitude, que sabem o que querem, são independentes para fazer suas próprias escolhas. Senhoras de si e do próprio corpo, capazes de romper com tudo para serem felizes. Podem ser ainda mulheres de qualquer idade, raça e crença que pagam com a vida o direito de serem livres.
Atração: Funk: Ancestralidade e Evolução
Quando:
4 de abril, às 19h
6 de abril, às 18h
Sala/Espaço: Sala Adoniran Barbosa
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: O Chemical Funk, um dos mais celebrados grupos de street dance funkstyle do Brasil, apresenta o espetáculo “Funk: Ancestralidade e Evolução”. Das batidas polirritmadas aos graves do baixo. Dos tambores vindos d’África às vozes nos campos de colheita. Do soar do sopro dos metais ao suor do corpo que reverbera em dança. O funk é um movimento de liberdade, grita contra o preconceito social e racial do próprio contexto onde foi criado. É a arma de libertação pela cultura, pelo manifesto, pela alegria e pelo respeito. Até os dias atuais diversos artistas criam e recriam essa sonoridade, no Brasil e no mundo, 2 e novas vertentes desse estilo vão surgindo, porém sempre mantendo forte as raízes.
Atração: DJ Birão Ramin
Quando: 10 de abril às 18h
Sala/Espaço: Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: DJ Birão Ramin traz uma mistura envolvente de groove, Hip-Hop e brasilidades, garantindo um set cheio de energia e identidade. Com batidas marcantes, dos clássicos aos atuais, o artista
Atração: Discotecagem com DJ Vivian Marques
Quando: 10 de abril às 19h
Sala/Espaço: Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: O show é uma performance de toda a bagagem cultural e profissional da DJ Vivian Marques.
Atração: DO CHÃO NÃO PASSA
Quando:
12 de abril, às 19h
13 de abril, às 18h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: A No Rastro Cia traz a linguagem contemporânea do movimento rasteiro, fruto da vasta experiência do bailarino e coreógrafo Henrique Lima e de sua metodologia de “Dança pra chão”, que sistematizou em 2016 e continua a pesquisar para sustentar suas criações coreográficas. Em “Do Chão Não Passa”, o elenco explora a movimentação em palco baixo, através da sensação do peso corporal. Aqui, a queda e o relacionamento com o chão são a matéria prima deste trabalho inédito, fruto da colaboração coletiva dos intérpretes e dos gestos fundamentais criados na vivência dessa dança, em sala de aula e em cada ensaio.
Participantes: Alisson Lima, Ana Clara Poltronieri Borges, Augusto Trainotti, Bianca Haertel, Luna Fonseca, Maiara Roquetti e Tayna Ibanez.
Atração: Poemas Brasileiros
Quando:
12 de abril, às 20h
13 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Sala Jardel Filho
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: A Faces Ocultas Cia. de Dança, uma das mais reverenciadas companhias brasileiras com mais de 400 prêmios em festivais de dança nacionais e internacionais, apresenta “Poemas Brasilieros”, um espetáculo que nasce por meio de questionamentos e histórias soltas entre os bailarinos, o diretor e coreógrafo Arílton Assunção e o público, em cima e fora do palco.
Participantes: Arilton Assunção, Dhaviany Micheli Bonfim, Ingrid Yamamoto, Isabel Iara Moura, Luan Augusto, Lucas Romualdo, Mayara Mainardes, Samuel Rodrigues e Vinicius Ferreira
Atração: Corre
Quando: 12 e 13 de abril às 19h
Sala/Espaço: Praça das Bibliotecas
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: É sobre a vivência, o contexto do Passinho na visão de quem é “cria”, ou seja, de quem nasceu, cresceu e vive a cultura por dentro. O “CORRE” acontece através da metalinguagem da Dança, contando sua própria narrativa por meio das diversas melodias e BPMs que compõem o Funk. Ao ocupar o palco com autenticidade e força, “CORRE” traz à tona uma narrativa visceral e transformadora, que honra a trajetória do Passinho e reafirma seu papel como uma linguagem artística de resistência, orgulho e identidade autossustentável. É uma celebração do agora e do que está por vir, mantendo viva a visão das culturas periféricas para as próximas gerações.
Participantes: Celly IDD; Laranjinha; Khalifa IDD; André DB; Coyote MR; May IDD; GN Fabulloso; Iza IDD; DG Fabulloso; Neguebites; e DJ Fellyp KM2
Atração: Mostra A Dança em Pop
Quando: 15 a 24 de abril com horários múltiplos
Sala/Espaço: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 1h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: A dança sempre teve um papel fundamental no cinema desde sua origem. Quando os primeiros filmes surgiram, era comum apresentações diversas como as vistas em circo ou algum espetáculo com palco. Ao longo da história, com a evolução da linguagem cinematográfica, as coreografias começaram a integrar as narrativas, que ficavam mais elaboradas e culminaram no boom dos musicais das décadas de 40 e 50. Grandes artistas se consagraram como pilares do Cinema (exemplos esses são Fred Astaire e Gene Kelly) e continuam a inspirar números musicais e coreográficos contemporâneos. Além destes filmes, onde a coreografia é o centro da narrativa, esta mostra destaca também filmes a qual a dança toma um outro papel de destaque. A mostra “A Dança é Pop!” convida o público do CCSP a relembrar filmes memoráveis que trouxeram a dança a um outro patamar cinematográfico
Sessões:
Sessão Cantando na Chuva (1954) – 15/04 às 15h
Sessão Footloose (1984) – 15/04 às 17h20
Sessão FlashDance (1983) – 15/04 às 19h40
Sessão Dirty Dancing (1987) – 16/04 às 15h
Sessão Billt Elliot (2000) – 16/04 às 17h20
Sessão De Repente 30 (2004) – 16/04 às 19h40
Sessão Cisne Negro (2010) – 17/04 às 15h
Sessão Pina (2011) – 17/04 às 17h20
Sessão Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem (1988) – 17/04 às 19h40
Sessão Pulp Fiction (1994) – 18/04 às 16h
Sessão Buffalo 66 (1998) – 18/04 às 19h
Sessão Cisne Negro (2010) – 19/04 às 15h
Sessão Os Sapatinhos Vermelhos (1948) – 19/04 às 17h20
Sessão FlashDance (1983) – 19/04 às 20h10
Sessão De Repente 30 (2004) – 20/04 às 15h
Sessão Cantando na Chuva (1954) – 20/04 às 17h20
Sessão Footloose (1984) – 20/04 às 19h40
Sessão Dirty Dancing (1987) – 22/04 às 15h
Sessão A Roda da Fortuna (1953) – 22/04 às 17h20
Sessão Tango (1998) – 22/04 às 19h40
Sessão Pina (2011) – 23/04 às 16h
Sessão Suspiria (2018) – 23/04 às 18h20
Sessão Pulp Fiction (1994) – 24/04 às 16h
Sessão Buffalo 66 (1998) – 24/04 às 19h
Mais informações em LINK.
Atração: DJ DUH
Quando: 17 de abril às 19h
Sala/Espaço: Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: Prepare-se para uma noite incandescente de música negra! O show “Noite Negra” traz Dj Duh, Dj e produtor musical de clássicos para uma noite de dança e diversão sem igual. – Os sucessos do R&B, House, de clássicos a novos lançamentos e edits. – Uma atmosfera eletrizante e cheia de energia Dedicada a todos os amantes da música negra, da boa vibe e curiosos! Não perca essa noite inesquecível!
Atração: Mulher Sem Fim
Quando:
17 de abril, às 20h
18 de abril, às 20h
19 de abril, às 20h
20 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: Realizado por Andréia Nhur, a peça transita entre dança, teatro, música e performance para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias de diversas culturas. De Madame Bovary a Lady Macbeth, passando por Carmen Miranda, o trabalho traça uma dramaturgia da transformação corpórea de uma artista que desenha e apaga sua própria condição de gênero, por meio de citações de outras mulheres. Como definiu o crítico boliviano Mijail Zapata, “corpo e feminismo são os dois materiais que formam o canto de ‘Mulher Sem Fim’”.
Atração: Sem Tempo, Irmã!
Quando:
19 de abril, às 19h
20 de abril, às 20h
Sala/Espaço: Sala Adoniran Barbosa
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: Cendiras, um dos mais inovadores e revolucionários coletivos brasileiros de Breaking na cena da cultura hip hop internacional, apresenta “Sem tempo, irmã!” Obra verossímil que retrata a vida de 6 mulheres que vivem o corre do dia a dia, unindo o desejo de viver o Hip Hop, a necessidade de se sustentar, de cuidar do outro, de lidar com o cotidiano e do anseio pela mudança.
Atração: Notas de Villa
Quando:
19 de abril, às 19h
20 de abril, às 20h
Sala/Espaço: Sala Jardel Filho
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: A Quadrela Cia. de Dança, tradicional companhia paulistana dirigida pelo coreógrafo Roberto Santos, apresenta “Notas de Villa”, uma produção resultante de intensas pesquisas e dedicação, explorando as curiosidades, nuances e inspirações que permeiam a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores mais influentes da história. Conhecido como Villa, ele continua a ser reconhecido, mesmo após sessenta e cinco anos de sua morte, como um gênio contemporâneo que trouxe um verdadeiro tom brasileiro à música erudita, desafiando convenções e se destacando no cenário artístico mundial. No palco, os movimentos dos bailarinos representam essas rupturas de paradigmas, expressando a relação única de Villa com as notas musicais, criando incessantes sobreposições até alcançar o resultado desejado.
Atração: DJ Lys Ventura
Quando: 24 de abril às 18h
Sala/Espaço: Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: A Dj e pesquisadora musical Lys Ventura, apresenta o set “Versões Especiais”, onde oferece ao público um repertório que passeia pelo universo do Hip Hop e da música brasileira, com versões curiosas e divertidas que nasceram a partir de grandes clássicos.
Atração: Ritmos em Transfiguração: O Cinema de Maya Deren
Quando: 25, 26 e 27 de abril com horários múltiplos
Sala/Espaço: Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: Livre
Sinopse: Maya Deren (1917-1961) é considerada uma pioneira no campo do cinema experimental. Para a cineasta, nascida na Ucrânia e radicada nos EUA, um filme nunca é terminado, apenas abandonado. Ela é conhecida por sua militância e por pensar estratégias de produção e difusão no caso de obras que se colocam à margem da indústria. Seus filmes materializam um forte interesse pelas expressões corporais a partir da dança, mas também dos rituais místicos e religiosos – o que acaba por estabelecer ainda um diálogo entre sua arte e o campo da antropologia. No dia 25/04 a mostra é inaugurada com uma palestra realizada pela pesquisadora, curadora e produtora cultural Liciane Mamede. A palestra vai explorar a visão pioneira de Deren, unindo dança, movimento e cinema. Com a proposta de desvendar como sua arte transcende limites, criando uma nova linguagem visual que continua a inspirar gerações. Uma imersão única no universo de uma das maiores visionárias do cinema.
Atrações:
Sessão Os filmes abandonados – 25/04 às 18h
Palestra Desvendando Maya Deren: A Dança entre o Real e o Imaginário por Liciane Mamede – 25/04 às 19h30
Sessão Os filmes abandonados – 26/04 às 17h30
Sessão Ritmos e Cinema – 26/04 às 19h
Sessão Rituais – 27/04 às 17h30
Sessão O Corpo Místico – 27/04 às 19h
Sessões:
Os filmes abandonados (70′):
Tramas do Entardecer (1943, 14′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
At Land (1944, 14′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
The Witch’s Cradle (1943, 12′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Maya Deren’s Sink (2011, 30′, cor/pb, digital)
Ritmos e Cinema (77′):
The Private Life of a Cat (1946, 29′, 16mm, exibição em arquivo digital)
The Very Eye of the Night (1958, 10′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
A Study in Choreography for Camera (1945, 3′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
M.M. in Motion (1992, 35′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Rituais (64′):
Mediation on Violence (1948, 10′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Ritual in Transfigured Time (1946, 14′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Maria Esther: Danças na África (1978, 40′, cor, Super-8, exibição em arquivo digital);
O corpo místico (78′)
Atração: Som do movimento
Quando:
26 de abril, às 19h
27 de abril, às 20h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: Esse é o primeiro espetáculo solo produzido pelo dançarino e coreógrafo Frank Ejara depois de inúmeros trabalhos com sua Cia Discipulos do Ritmo num histórico de mais de 30 anos dentro da cultura hip hop. Contudo, é chegada a hora de atuar sob nova perspectiva. O espetáculo “Som do movimento” tem a intenção de levar o público a um universo imaginário, onde som e movimento se misturam e já não se sabe mais se o movimento cria o som ou se o som cria o movimento.
Atração: LUFUKY
Quando:
26 de abril, às 19h
27 de abril, às 18h
Sala/Espaço: Espaço Cênico Ademar Guerra
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: “LUFUKY” é um projeto solo inédito proposto pelo artista e educador Thiago Arruda como sua quinta criação autoral para o palco. Instigado pela origem desta terminologia (Lufuky) e da possibilidade de alargamento conceitual e poético a partir dessa definição, Negraxa propõe um espetáculo que investiga, elabora e cria conexões entre o ancestral e o contemporâneo, a partir de estéticas dançantes negras e fugindo de uma narrativa que apenas apresente as técnicas e códigos deste repertório. A obra Lufuky busca desenvolver relações corporais inscritas no corpo do artista, trazendo uma poética autoral dançada e falada.
Atração: A Olho Nu
Quando:
26 de abril, às 20h
27 de abril, às 19h
Sala/Espaço: Sala Jardel Filho
Ingresso: Grátis – retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Classificação: 14+
Sinopse: A Sopro Cia. de Dança, companhia paulistana com mais de 20 anos de intensa produção artística, apresenta “A Olho Nu”, uma jornada coreográfica que mergulha nas profundezas da era digital, explorando os impactos multifacetados da internet na sociedade pós-contemporânea. Coreografado na metodologia Joram, criada pelo diretor e coreógrafo Roberto Amorim, o espetáculo utiliza a linguagem da dança e do teatro para retratar as nuances dessa evolução tecnológica que transformou a vida dos seres humanos.
Participantes: Bruno Chaves Lima; Carolina Allegrini; Isabela Rabadan; José Amorim; Lívia Ribeiro; Micaela Obelar Lopez; Stella Fachetti; Tatiana Portella; e Vitor Marvulle
MASP abre portas do segundo prédio na Av. Paulista