16 de janeiro de 2025

Conheça Boss, cão-bombeiro que ajudou a resgatar a menina Ayla, em Petrópolis, mês passado

‘Ele agiliza onde as equipes podem trabalhar com mais eficácia’, explicou Jorge da Silva Gomes, condutor do cão. Animais passam por treinamento intenso para poderem atuar em operações no estado e até no exterior. Conheça Boss, cão-bombeiro que ajudou a resgatar a menina Ayla, em Petrópolis, mês passado
O cachorro Boss é treinado, desde pequeno, para localizar pessoas soterradas com a ajuda do faro apurado. O cão da raça Setter Inglês foi o responsável pelo resgate da menina Ayla, de 4 anos, que estava debaixo dos escombros de um desabamento em Petrópolis no mês de março. Aos 2 anos de idade, Boss vive no canil do Corpo de Bombeiros, em Magé, na Baixada Fluminense.
“O cão é uma ferramenta extremamente útil nesses cenários. Ele agiliza onde as equipes podem trabalhar com mais eficácia”, explicou Jorge da Silva Gomes, condutor do Boss.
Boss faz parte da tropa desde os 3 meses de idade. O treinamento foi fundamental para que o cachorro conseguisse ajudar no resgate da menina. Ela estava sob os escombros de uma casa que desabou no bairro Independência. De toda a família com os pais, o irmão e a avó, Ayla foi a única sobrevivente, após 15 horas de buscas.
“Por mais que a gente espere que o cão sinalize que tem alguém lá, quando você vê a pessoa saindo do escombro, a gente fica emocionado”, ressaltou Jorge.
Boss passou por treinamento para atuar em operações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
Boss e os outros cães do canil em Magé são chamados para missões em diferentes locais do Rio de Janeiro, em outros estados e até fora do Brasil.
“As atividades se dividem entre a busca de vítimas em situações de desabamento e deslizamento, assim como em matas e florestas, encontrando pessoas que se perderam em trilhas”, disse o Major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Para que possam servir à população, os cachorros têm uma rotina lotada de exercícios para aumentar as habilidades na procura de vítimas.
“A gente faz muita brincadeira com muito presente, para que ele possa aprender de maneira lúdica e bem agradável”, explicou Contreiras.
Boss é o cão-bombeiro que ajudou a resgatar a menina Ayla, em Petrópolis
Reprodução/ TV Globo
Com Boss, a rotina não é diferente, mas ele também tem a hora de brincar, como qualquer cachorro. Ele gosta de se divertir com os cães mais novos, que ainda estão em treinamento. Petra e Diana estão entre as melhores amigas.
Uma parede conta com uma galeria de fotos dos cães, os nomes e o tempo de combate de cada um presta uma homenagem aos animais.
Cães do Corpo de Bombeiros fazem parte de uma galeria pelos serviços prestados à população
Reprodução/ TV Globo

Mais Notícias