Objetivo do governo é expandir a produção da fruta no município e assim gerar emprego e renda de maneira sustentável. Produtores cadastrados terão acesso a sementes híbridas de cacau
Arquivo / Ascom Semap
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciou no último dia 22, o cadastro de produtores rurais que estejam interessados em adquirir sementes de cacau para produção no município de Santarém, oeste do Pará. As inscrições que estão sendo feitas pela Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) da Semap, terão um prazo de um mês.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para efetivar a participação no desenvolvimento da cadeia produtiva, o produtor deverá comparecer pessoalmente na Semap, localizada na Avenida Marechal Rondon, n° 873, bairro Prainha, de 8h às 17h para realizar o cadastro para retirada das sementes híbridas. A entrega das sementes é gratuita.
O projeto visa alavancar a produção cacaueira no município e assim gerar mais renda para os agricultores familiares, como explica a coordenadora de Agricultura Familiar, Silvia Rebelo.
“Estamos empenhados em estimular essa prática, que traz benefícios tanto para os produtores, quanto para a economia do município. O objetivo é que, em cerca de três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda”, destacou Silvia Rabelo.
O município tem buscado investir na expansão da cultura do cacau, a fim de colocar o município na rota da fruta. Somente em 2023, mais de 115 mil sementes foram entregues a 70 produtores. Resultado de parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura de Cacau (Ceplac), que é ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Temos buscado mecanismos e trocas de experiências com a Ceplac e produtores da região da Transamazônica, a fim de expandir a prática em nosso município, bem como adquirir novas técnicas que incentivem a produção local”, afirmou o titular da Semap, Bruno Costa.
Santarém conta com clima e solo altamente propícios para o cultivo do cacau. Os produtores beneficiados receberão, ainda, acompanhamento técnico e cursos de plantio e manejo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região