Coronel Marcelo de Menezes Nogueira vai ocupar o cargo. Ele foi um dos nomes apresentados pelo secretário de Segurança do Estado para a substituição. O novo secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro tomou posse em uma cerimônia em Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira (24).
O coronel Marcelo de Menezes Nogueira já tinha sido nomeado há uma semana e cumpria algumas agendas como secretário. A solenidade é um rito de passagem do antigo secretário para o novo. A cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Castro e outros políticos.
Durante a posse, o coronel Menezes disse que vai seguir a busca por evolução da corporação e vai investir em tecnologia.
“Vamos investir no incremento das condições de trabalho dos nossos PMs na atenção em sua formação, treinamento constante e aquisição de equipamentos modernos para atender as suas demandas em servir e proteger a população do nosso estado”, destaca Menezes.
Um dos trunfos de sucesso da gestão do antigo secretário foi a implementação de câmeras de reconhecimento facial para auxiliar na busca por foragidos e o sistema de segurança de grandes eventos, como o Réveillon de Copacabana.
Já no fim da gestão, o coronel Henrique anunciou a compra e instalação de câmeras de reconhecimento nas viaturas.
O coronel Luiz Henrique Marinho Pires se despediu do cargo passados quase três anos, depois que o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, pediu sua exoneração. Menezes foi um dos nomes indicados para a substituição.
Ainda durante a cerimônia, o secretário Victor Santos pediu desculpas publicamente ao coronel Henrique, pela polêmica e crise política que se formaram após o pedido.
“Indicamos o nome do eventual substituto do coronel Henrique e isso teve uma polêmica muito grande na imprensa, todo mundo comentou e isso causou um constrangimento muito grande. Entao, eu quero aqui pedir em público, na presença de todas as autoridades, desculpas ao coronel Henrique pela forma como se deu”, disse Santos.