O autodidata Miguel de Lima Barbosa, de 8 anos, participou recentemente de uma ação no shopping de Varginha (MG) que foi filmada e compartilhada nas redes sociais. Músico mirim se descobre na música e chama a atenção de especialistas
A destreza e confiança de Miguel de Lima Barbosa, de 8 anos, diante do piano têm impressionado especialistas em música após sua recente participação em uma ação no shopping de Varginha (MG). O momento foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais. (Assista acima)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O pequeno morador de São Bento Abade (MG) descobriu a aptidão quando foi diagnosticado com diabetes e recebeu indicações médicas para procurar uma atividade extra. Na última semana, ele participou de uma ação interativa aberta ao público e impressionou ao tocar Sonatina nº 5 em Sol maior, de Clementi. Melodia bem complexa para uma criança para a idade.
“Eu lembro que quando eu comecei a tocar eu só pensei que não tinha ninguém lá. Eu pensei que eu tava tocando só pra Deus, porque esse é o único jeito que eu toco piano que eu não fico nervoso”, conta Miguel sobre a apresentação.
Miguel, de 8 anos, participou do ‘Mostre o seu talento’, ação interativa aberta ao público no shopping de Varginha (MG)
Reprodução / EPTV
Encontro com a música 🎹
As mãos tão pequenas para a grandeza das obras tocadas encantaram os pais muito cedo. O Miguel é autodidata e aprendeu a tocar sozinho quando tinha apenas 6 anos.
“O Miguel tem uma doença autoimune, que é diabetes tipo 1, e por recomendação médica ela orientou que ele tivesse alguma atividade. Nós pensamos primordialmente em diversos tipos de atividades, mas a atividade que ele mais se desenvolveu foi justamente a música. Em uma brincadeira nós instalamos o teclado aqui em casa e ele procurando algumas músicas no YouTube, ele começou a tocar disparadamente. Então eu até estranhei, de imediato, quando eu cheguei no quarto, ele já tinha visto uma música, no assistido uma música, e já estava tocando uma música completamente”, relata o pai Cristiano Araújo Barbosa.
Pais de Miguel, de 8 anos, incentivaram o filho a se descobrir na música
Reprodução / EPTV
“E mãe sabe como que é, né? As lágrimas correm principalmente porque quase perdi ele com quatro anos. Com esse diabetes, ele foi para a UTI. Foi um momento difícil, no início [da pandemia] de Covid, o hospital estava muito cheio, ele ficou 15 dias internado. Eu falei para ele que a música ressuscitou ele. Através da música, Deus vem trazendo saúde pra ele, um objetivo”, conta a mãe Ana Luiza de Lima Barbosa.
Devido ao diagnóstico, Miguel precisa usar uma bomba de insulina e ser constantemente monitorado pelos pais. Uma máquina que não atrapalha em nada o contato com o instrumento musical.
Miguel teve o diagnóstico de diabetes aos 4 anos e hoje é monitorado com bomba de insulina
Reprodução / EPTV
Inspiração e futuro 🎼
E a personalidade do pequeno músico é grande: tem gostos musicais bem definidos e uma inspiração importante. Miguel é sobrinho do sul-mineiro Fernando de Lima. O violista erudito forma com a esposa, a uruguaia Cecília Siqueira, o duo Siqueira Lima. O casal viaja o mundo exibindo arte.
“É engraçado que meus pais até falam que a história está se repetindo, porque o meu irmão foi do mesmo jeito, só que com o violão. Ele muito novinho assim também, ganhou uma violinha e daí descobriram o talento e a coisa foi evoluindo, né? Ele começou a se apresentar nas cidades vizinhas, quando tinham festas. Depois ele fez conservatório também, até chegar à faculdade de música e hoje está assim”, diz a mãe.
Miguel de Lima Barbosa, de 8 anos, se descobriu na música após diagnóstico de diabetes
Reprodução / EPTV
Depois de aprender muito sozinho, o Miguel começou a fazer aulas em Três Corações. Atualmente, ele estuda no Conservatório de Música Maestro Marciliano Braga, de Varginha, há três meses. As habilidades do aluno chamam a atenção e surpreenderam até o professor.
“Por conta da maneira como ele pega, fácil, rápida, com uma compreensão musical avançada, incomum para a faixa etária que ele se encontra hoje. Ele acaba de tocar e eu peço licença, eu falo: ‘olha, nesse trecho você faz assim, assim, assim’. Da mesma forma que eu toco, assim que eu levanto, ele senta e toca igual. E isso não é comum, isso surpreende, assusta a gente, porque isso demandaria um tempo de estudo. Ele chega na hora e faz”, conta o professor de música, João Paulo Suzano.
Aos 8 anos, Miguel sonha em levar sua música para além das fronteiras, compartilhando sua paixão com o mundo.
“Eu quero ser músico também. Eu quero tocar piano no mundo todo”, revelou o garoto.
O músico mirim Miguel de Lima Barbosa é morador de São Bento Abade (MG)
Reprodução / EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas