Eleições suplementares de Alto Alegre, município ao Norte do estado, terão 56 urnas disponíveis para votação. Votação ocorre no próximo domingo (28), a partir das 7h. Urnas eletrônicas que serão usadas em Alto Alegre, em RR, passaram por processo de carga e lacre.
TRE-RR/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou, nessa terça-feira (23), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições suplementares do município de Alto Alegre, no Norte do estado, que ocorrem no próximo domingo (28).
Ao todo, 56 urnas passaram pelo processo de carga e lacre. O trabalho de preparação é público e ocorreu no Cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizado na avenida Santos Dumont, no bairro São Pedro, na capital Boa Vista.
A cerimônia incluiu as atividades de carga de aplicativos, testes de funcionamento, auditoria de verificação pré e pós eleição (VPP), identificação e aposição de lacres nas urnas de seção e de contingência.
Participaram da ação a juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, titular da 3ª Zona Eleitoral e Kaylon Thuann Matos, chefe do cartório eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os candidatos a prefeito de Alto Alegre
Município de Roraima terá duas eleições para prefeito em 2024
TSE mantém perda de mandato de prefeito de Alto Alegre acusado de compra de votos
As eleições suplementares foram decretadas pelo TRE após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e da vice Simone Friedrich (PSD) por distribuir cestas básicas em troca de votos.
Elas estão previstas no Código Eleitoral e não anulam a eleição municipal tradicional, que ocorre em outubro deste ano em todo o país. O candidato eleito agora será responsável por governar a cidade até o dia 31 de dezembro.
Com uma população de 21.096 pessoas e 25.454,297 km² de área territorial em 2022, Alto Alegre é o terceiro município mais populoso e o quarto maior em extensão de Roraima. O eleitorado é formado por 11.216 pessoas.
Para votar nessas eleições de abril, os eleitores devem ter cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral até o dia 29 de novembro de 2023.
Dia da Votação
Urnas eletrônicas.
Betto Lopes/TV Fronteira/Arquivo
Os procedimentos para a votação em uma eleição suplementar são idênticos aos de um pleito tradicional. Para votar é preciso ir à seção eleitoral com um documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se o possuir.
Caso não tenha o título físico, o eleitor pode apresentar o e-Título também para se identificar perante o mesário.
Na cabine de votação, é proibido a qualquer pessoa portar aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.
Leia outras notícias o estado no g1 Roraima.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp.