16 de janeiro de 2025

Açougue interditado por misturar carnes estragadas reabre no litoral de SP; VÍDEO

Estabelecimento, que teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados, foi liberado pela Vigilância Sanitária de Bertioga (SP). Açougue foi alvo da vigilância sanitária após denúncia no litoral de SP
O açougue que foi interditado após ser flagrado com diversas irregularidades sanitárias em Bertioga, no litoral de São Paulo, foi reaberto. Conforme apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o estabelecimento será monitorado semanalmente pela Vigilância Sanitária.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Na ocasião em que o comércio foi interditado, o açougue, localizado no Jardim Albatroz, teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados. Um vídeo, obtido pelo g1, mostra uma denúncia de que o estabelecimento ‘misturava’ carnes estragadas e as vendia aos clientes (assista acima).
Segundo a prefeitura, foram lavrados quatro autos de infrações [tipos de documentos de caráter punitivo]. Dois deles eram para inutilizar cerca de 100 kg de produtos, outro para interdição do estabelecimento, e por fim, um termo de determinação técnica para adequações.
Denúncia apontou que açougue reutilizava carnes estragadas
Reprodução
Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que o local foi desinterditado após a realização de adequações sanitárias. A administração municipal não informou quais foram as adequações, mas garantiu que o estabelecimento será monitorado semanalmente por inspeção sanitária.
O g1 tentou entrar em contato com o estabelecimento em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno até a publicação desta reportagem.
Denúncia
No vídeo, é possível ver o momento em que carnes – dentro de caixas – são arrastadas no chão, que aparentava estar sendo lavado. De acordo com a denúncia anônima, o caso aconteceu em um dia de limpeza no local.
No conteúdo, um suposto ex-funcionário diz que os contratados são instruídos a lavar peças de carne com cloro para que fiquem “branquinhas” e jogam sal na linguiça para conservar o aspecto ‘fresco’ do alimento.
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, disse o homem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias