16 de janeiro de 2025

Após mãe buscar Ministério Público, caso sobre morte do filho no ES é reaberto e novo suspeito do crime é identificado

Imagens foram analisadas por delegacia especializada no Rio de Janeiro e constataram que outra pessoa tinha matado Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos. Na época do crime, um menor de idade chegou a confessar e foi detido. Após mãe buscar MP, caso sobre morte do filho no Sambão do Povo, no ES, é reaberto
A Polícia Civil reabriu a investigação do assassinato de Pedro Henrique Crizanto, 20 anos, que foi morto a tiros no Sambão do Povo, em Vitória, em fevereiro de 2023. Segundo a polícia, uma nova perícia indicou que uma outra pessoa participou da briga e pode ter assassinado o jovem.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na época, duas pessoas foram detidas pelo crime, entre eles, um adolescente que confessou que atirou no jovem. O menor também relatou à polícia que já tinha matado outras pessoas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
As imagens do momento do crime foram encaminhadas para uma delegacia especializada no Rio de Janeiro e periciadas pela Coordenação de Inteligência do Ministério Público do Espírito Santo, que chegou a conclusão de que uma terceira pessoa pode ter atirado em Pedro Henrique.
O caso só foi reaberto porque a mãe de Pedro e vereadora de Vila Velha, Patrícia Crizanto (PSB), buscou o Ministério Público com alguns questionamentos sobre a morte do filho.
“A todo momento eu estava buscando como mostrar que o caminho da investigação era outro. Outro no sentido de realmente mostrar quem apertou o gatilho. Esse sentimento de mãe que me mostrava que não era totalmente do jeito que foi concluído a princípio. Além disso, as falas de algumas pessoas da comunidade que falavam que quem tinha tirado a vida do meu filho era outra pessoa e que a arma do crime nunca tinha sido encontrada”, pontuou a mãe.
Mãe da vítima é a vereadora de Vila Velha, Patrícia Crizanto (PSB)
Reprodução/TV Gazeta
A mãe contou que mesmo com o menor apreendido, a arma do crime não foi encontrada, mesmo após de diversas operações.
“As informações que a gente recebeu da polícia é que esses bandidos já são envolvidos no crime na região, foram pessoas que já foram ali com esse objetivo, arrumar confusão e tirar a vida de pessoas”, disse Patrícia.
Segundo a Polícia Civil, novas diligências foram realizadas e o real atirador foi identificado, sendo um homem que já está preso por outro homicídio, desde março do ano passado.
Pedro Henrique Crizanto e a mãe, Patrícia. Jovem foi assassinado no Sambão do Povo, em Vitória.
Reprodução/TV Gazeta
O suspeito não teve o nome divulgado. Seu depoimento já foi agendado e a polícia espera concluir o inquérito após ouvi-lo.
“O trabalho da minha família em apoiar os jovens pelo fato da gente morar em uma comunidade de vulnerabilidade social. Nós passamos por momentos de conflito, de brigas pelo tráfico, e a gente sempre direcionando as crianças e adolescentes para que a gente não pudesse ver eles tendo a vida ceifada e de repente se deparar com o jovem ali no caixão ser o meu filho. Mesmo em uma comunidade de muito conflito, ele conseguiu ser um jovem de sucesso. Agora isso vai dar uma resposta para que realmente essas pessoas não possam ficar em convívio com a sociedade nesse momento. Foi um tiro que acertou o Pedro, mas que feriu a todos nós e continua essa dor todos os dias”, desabafou.
LEIA TAMBÉM:
Um ano após morte do filho durante ensaio de escola de samba, vereadora reúne comunidade em momento de oração
‘Trabalhador, respeitoso e carinhoso’: saiba quem era o filho de vereadora morto em ensaio do Carnaval de Vitória
Advogado é preso após matar vizinho em troca de tiros por causa de cachorro em Vitória
O adolescente que havia confessado o crime permanece internado cumprindo as medidas socioeducativas, porque segundo a polícia, mesmo não sendo o autor, ele também participou do crime.
A Polícia CIvil informou que o inquérito está em fase final de oitivas e diligências, para que haja indiciamento do envolvido e posterior encaminhamento das informações ao Ministério Público.
Familiares e amigos chegaram a pedir justiça pela morte do jovem
Reprodução/TV Gazeta
Relembre o caso
Pedro Henrique Crizanto morreu em uma confusão generalizada que aconteceu durante os ensaios técnicos das escolas de samba do Carnaval de Vitória no dia 2 de fevereiro de 2023.
Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Pedro aparece correndo e descendo as escadas do camarote, enquanto um homem aparece e gritando “chama a polícia”.
Jovem foi morto com tiro na cabeça durante ensaio técnico do Carnaval de Vitória
Em outro vídeo, Pedro aparece no meio da confusão e depois cai, momento em que teria levado um tiro na cabeça.
De acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, o menor também é suspeito de envolvimento em uma dupla tentativa de assassinato.
Na época, o ex Secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, disse que o adolescente faz parte do tráfico da região do Morro do Alagoano e assumiu os crimes.
Ainda de acordo com Alexandre Ramalho, uma discussão acalorada entre um grupo de amigos, familiares da vítima e traficantes motivou o crime.
O delegado Marcelo Cavalcanti falou mais sobre o desentendimento que ocasionou a morte de Pedro Henrique.
“O que tem de investigação hoje é que a briga começou porque os indivíduos ligados ao tráfico do Alagoano se sentiram ‘intrujados’, ele [o adolescente] usou essa expressão, se sentiram desafiados pelo grupo que estava a vítima. Começaram a se encarar junto com bebida e foi quando gerou aquela confusão generalizada”.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias