16 de janeiro de 2025

Vacinação contra a dengue para público de 4 a 59 anos termina em São Luís

Segundo a Semus, a ampliação da faixa etária foi temporária, por causa da proximidade do fim da validade dos imunizantes, para evitar desperdícios de doses. Imunizante “Qdenga” que chegou em Rio Preto (SP) para ajudar no combate à dengue
Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís informou, no fim da tarde desta quarta-feira (14), que as vacinas contra a dengue, disponíveis para o público de 4 a 59 anos de idade, já acabaram.
Segundo a Semus, a ampliação da faixa etária, anunciada nesta quarta, pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), foi temporária, por causa da proximidade do fim da validade dos imunizantes, para evitar desperdícios de doses.
Leia também
Maranhão amplia faixa etária para vacinação contra a dengue; São Luís também adere recomendação
Ministério da Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer
Após o anúncio da ampliação da faixa etária, houve uma grande procura, e as vacinas esgotaram rapidamente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda de acordo com a Semus, um novo lote de vacinas ainda vai ser recebido pelo município, mas ele será destinado ao público elegível, de 10 a 14 anos, como foi definido inicialmente pelo Ministério da Saúde.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
Qdenga: quanto nova vacina da dengue protege, quem pode tomar e outros 3 pontos-chave
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Mais Notícias