Segundo a pasta, distribuição das doses começa a partir da próxima sexta (26). As 625 cidades estão localizadas em 6 estados: Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) que mais 625 municípios receberão a vacina contra a dengue.
As 625 cidades estão localizadas em 6 estados: Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso.
Segundo a pasta, distribuição das doses começa a partir da próxima sexta (26). Uma nota técnica com os detalhes da distribuição ainda deve ser publicada nesta quinta.
Confira abaixo a lista das 47 Regiões de Saúde, que ficam nesses seis estados, que receberão a nova remessa de vacinas:
Ampliação da vacinação contra a dengue
Reprodução/Ministério da Saúde
Com isso, agora a vacina da dengue será aplicada em 25 unidades da federação, com um total de 1330 municípios. E dessa vez, cerca de 986 mil doses do imunizante serão distribuídas.
“Apesar de estarmos numa tendência de queda e estabilização [da dengue ] em diversos estados, precisamos deixar claro que muitas pessoas ainda vão ficar doente, mas podemos evitar muitos óbitos”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, numa coletiva de imprensa em Brasília.
Vacinas com vencimento próximo
Na última semana, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.
As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.
O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade.
A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.
A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.
Vacinas aplicadas
Segundo o Ministério da Saúde, 1.682.139 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação. Deste quantitativo, 810.686 foram aplicadas e 700.488 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema).
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Doses aplicadas
Ministério da Saúde/Reprodução
Mais de 3 milhões de casos
O país já registrou mais de 3,8 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos.
Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta quinta-feira (25), o país tem 3.852.901 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 1.792 mortes confirmadas pela doença até a semana 16.
🚨 Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Como saber se você está com dengue e se é grave