18 de janeiro de 2025

Mais de 60 crianças são beneficiadas pelas oficinas do Galpão Social em Extrema

O projeto integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Proteção Social Básica, complementar ao trabalho com as famílias assistidas pela Assistência Social
Crédito: Divulgação
Inaugurado no dia 9 de março, o Galpão Social “Projetos de Vida” marcou o início de um novo trabalho da Secretaria de Assistência Social, que busca ofertar oficinas diversas às crianças e jovens entre 6 e 18 anos incompletos. Exatamente um mês após a sua inauguração, o espaço tem feito a diferença na vida de 60 participantes e vem se mostrando um verdadeiro sucesso.
No local, são ofertadas 10 oficinas, sendo elas jiu-jitsu, informática, balé, dança livre, muai thai, capoeira, pintura, teatro, xadrez e atividades socioeducativas, que ocorrem em contraturno escolar, de segunda a sexta. Com 4 ambientes distintos, o galpão é adaptado para a realização de exercícios em grupo, como é o caso das danças, atividades manuais, como pintura, tatame para as artes marciais e laboratório para as aulas de informática.

Crédito: Divulgação
Segundo a coordenadora do Galpão Social, Sabrina Coelho, a equipe de gestão da Secretaria de Assistência Social compreende que a assertividade do projeto também parte da formação de um time bem estruturado de colaboradores, que visa a proteção das crianças e a promoção da cidadania. Atualmente, a equipe conta com 8 professores, 3 orientadores sociais, 1 psicólogo e 1 assistente social que buscam complementar o trabalho social com as famílias e evitar situações de risco social.
O campeão mundial de jiu-jítsu em 2022, Ricardo Brandão, é professor no Galpão Social e enfatiza a importância do esporte na vida das crianças: além da autodefesa, a arte marcial trabalha valores como respeito, disciplina, empatia e ensina a superar os desafios do dia a dia.

Crédito: Divulgação
“Pra mim é uma honra estar podendo contribuir com o meu conhecimento através do jiu-jitsu com essas crianças. Tenho certeza que o jiu-jitsu, além de ser uma grande ferramenta de defesa pessoal, uma atividade física, vem como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, trazendo muitos atributos que, tenho certeza, vão ajudar na formação das nossas crianças”, conclui o atleta.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Para saber mais sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social no Galpão Social, entre em contato por meio dos telefones (35) 3613-7666 ou (35) 9 8861-5504. O Galpão Social está localizado na Rua Antônio Onisto, 68, no Centro de Extrema.
Para mais informações, acesse:
www.extrema.mg.gov.br

Mais Notícias