17 de janeiro de 2025

Projeto ensina moradores de Fernando de Noronha a atuar em casos de emergência cardiovascular

Projeto Viva Coração realiza capacitação para profissionais de diversas áreas, incluindo o setor de turismo. Inscrições podem ser feitas no Hospital São Lucas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Moradores de Fernando de Noronha podem fazer um curso gratuito de emergência cardiovascular. O projeto Viva Coração será realizado de 20 a 23 de maio e serão repassadas informações sobre reanimação cardiopulmonar e utilização do desfibrilador externo e automático, além de manobras de desobstrução de vias aéreas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O curso conta com 90 vagas, em três turnos, para profissionais de diversas áreas, incluindo o setor de turismo.
As inscrições gratuitas para os interessados em particionar do projeto Viva Coração podem ser feitas de segunda-feira (29) a quarta (1°), na direção do Hospital São Lucas, das 8h às 17h, em Fernando de Noronha.
A última edição do projeto foi realizada em dezembro de 2023, voltada para profissionais de saúde. Desta vez, os organizadores querem contar com a participação de guarda-vidas, condutores de visitantes, mergulhadores, policiais militares e civis, Corpo de Bombeiros, professores, agentes comunitários de saúde e moradores em geral.
No curso, os alunos vão aprender a atuar no salvamento com treinamento de compressão torácica, entre outras técnicas.
O projeto acontece na ilha desde 2007, quando foram instalados os Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs) em pontos turísticos de Fernando de Noronha. Segundo o governo local, atualmente existem 12 equipamentos em funcionamento, com kits de controle de hemorragia.
A gestora de Urgência e Emergência de Fernando de Noronha, Danielle Gomes, disse que o treinamento é necessário porque a chance de sobrevivência de uma pessoa cai em dez por cento a cada minuto em que a reanimação cardiopulmonar não é realizada.
Danielle disse ainda que a vida de vítimas de parada cardíaca e engasgo pode ser salva com atendimento imediato, manobras de reanimação cardiovasculares e desobstrução das vias.
Ela afirmou que mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.
O treinamento vai ser feito no auditório da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, com os equipamentos utilizados em emergências, simulando atendimentos reais.
O projeto é realizado pela equipe do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, do Recife, com protocolo internacional em atendimento de urgência e emergência cardiovascular.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias