15 de janeiro de 2025

Óleo é derramado no mar durante troca do líquido em navio dinamarquês no Porto de Santos

Vazamento aconteceu nesta sexta-feira (26), no terminal de uma empresa do cais santista. Óleo é derramado de navio dinamarquês durante a troca do líquido no Porto de Santos, SP
Matheus Croce/TV Tribuna
O mar de Santos foi contaminado por óleo derramado do navio porta-contêineres Maersk Leon nesta sexta-feira (26), no cais santista. O acidente ambiental aconteceu durante um processo de retirada dos resíduos oleosos da embarcação de bandeira dinamarquesa, uma limpeza que costuma ocorrer durante as atracações.
A Marinha do Brasil informou que aproximadamente 20 litros foram derramados na água, enquanto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estima um volume de100 litros.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Marinha, o vazamento aconteceu em um terminal na margem direita do complexo portuário [lado de Santos] . Ao g1, a Cetesb acrescentou que a Agência Ambiental de Santos vistoriou o local após ser notificada sobre o ocorrido.
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a empresa responsável pela área tomou uma série de providências e conteve o vazamento entre o casco do navio e o costado do cais.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) afirmou que a própria equipe de contingência atuou imediatamente no recolhimento do resíduo oleoso, com o uso de barreiras absorventes e “todas as medidas previstas no Plano de Emergência Individual (PEI)”. A tripulação a bordo do navio também atuou em conjunto.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias