Agendado para maio, o disco traz a última gravação da cantora Astrud Gilberto, avó de Sofia, menina que canta, compõe e já aprende a tocar violão. ♪ Nascida em 11 de janeiro de 2016 nos Estados Unidos, filha do baixista João Marcelo Gilberto com a produtora cultural e roteirista Adriana Magalhães, Sofia Gilberto Oliveira é menina prodígio que canta e compõe, já tendo feito mais de 30 músicas em oito anos de vida.
Aprendiz de violão, instrumento com o qual o avô João Gilberto (1931 – 2019) revolucionou a música do Brasil em 1958 ao criar a batida da bossa nova, Sofia Gilberto vai mostrar parte da produção autoral no primeiro álbum, Garota bossa nova.
Programado para ser lançado na próxima sexta-feira, 3 de maio, o álbum Garota bossa nova apresenta parceria póstuma de Sofia com João Gilberto – Dorme passarinho – e um dueto da cantora e compositora com a avó paterna, Astrud Gilberto (1940 – 2023), cantora eternizada por ter apresentado o samba Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962) ao mundo há 60 anos no álbum Getz / Gilberto (1964).
Última gravação de Astrud Gilberto, que saiu de cena no ano passado, o dueto de avó e neta acontece na canção Linda Sofia, composta por Astrud para a artista mirim.
Já a música-título Garota bossa nova, composição da própria Sofia Gilberto, tem violão e arranjo de Roberto Menescal, outro nome fundamental da bossa nova.
Os músicos japoneses Hideki Nakajima e Leiki Ueda arremataram a produção do álbum, cujo repertório autoral também inclui a música Canta João no Japão.