15 de janeiro de 2025

89ª ExpoZebu é aberta oficialmente em Uberaba; lideranças políticas e do agro criticam invasões de terras

Solenidade de abertura da maior feira de raças zebuínas do mundo aconteceu no Parque Fernando Costa, em Uberaba, neste sábado (27). Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, durante o discurso
ABCZ/Divulgação
A 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras foi aberta oficialmente neste sábado (27) no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A maior feira de raças zebuínas do mundo se estende até o dia 5 de maio. A expectativa é de que, neste período, mais de 400 mil pessoas passem pelo local e que sejam movimentados mais de R$ 300 milhões em negócios.
A solenidade contou com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Elmano de Freitas (Ceará) estiveram na abertura. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, também participaram da solenidade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Precisamos produzir com a segurança de que nossas propriedades não serão invadidas, que o nosso direito constitucional e sagrado de propriedade nunca seja ameaçado”; disse o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, durante o discurso. “Quem incentiva esse tipo de violência, desrespeita o lema que está escrito em nossa bandeira, ordem e progresso, e principalmente desrespeita o nosso povo que é trabalhador. Precisamos das nossas lideranças políticas com discursos e ações de união, e não de confronto e desrespeito”, completou Cid.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, garantiu que “não haverá invasão de terras” na cidade.
Também em discurso, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o estado “é referência em segurança” e que qualquer invasão de terra será comunicada imediatamente à Polícia Militar (PM). “A determinação é tolerância zero, não queremos ninguém perturbando a vida do produtor rural”.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
“O ‘Abril Vermelho’, anunciado e cantado pelos ditos movimentos sociais, precisa ser enfrentado, não com violência e nem com ataques, mas com inteligência e com estratégia. […] Para isso, estamos fazendo a nossa parte no Congresso: 17 projetos de lei em tramitação, o chamado ‘Pacote Anti-Invasão'”, pontou em discurso o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion.
“Os 12 meses em Goiás são “Verde e Amarelo”. Não se teve uma invasão e não terá enquanto eu estiver à frente do governo do estado de Goiás”, afirmou Ronaldo Caiado.
Governo lançará “nas próximas horas” linha de crédito, diz ministro
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na abertura da ExpoZebu em Uberaba
Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que é determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, buscar uma boa relação com o mundo para fortalecer laços com parceiros comerciais no exterior.
“O Brasil se torna definitivamente a grande oportunidade para o mundo, atendendo às grandes necessidades de alimentos e energia. Estamos trabalhando juntos para tornar este país cada vez mais uma terra de oportunidades. E, para isso, estamos nos empenhando para que o Brasil inteiro tenha o reconhecimento da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) como livre de febre aftosa sem vacinação”.
No discurso, Fávaro lembro que, na próxima quinta-feira (2), está previsto que a JICA, banco do governo do Japão, assine protocolo transferindo recursos com juros atrativos para o Programa de Conversão de Pastagens, lançado pelo Governo Federal. “É o primeiro banco de investimento a assinar. É a certeza da sustentabilidade brasileira como porta de oportunidades”, destacou.
O ministro afirmou, ainda, que o governo lançará “nas próximas horas” uma linha de crédito para recapitalizar produtores atingidos pela queda dos preços ou por perdas de produtividade causadas pelo clima ao longo da safra 2023/2024.
Acordo de cooperação
Acordo de cooperação para criação do Museu Alysson Paolinelli é assinado em Uberaba
Diego Vargas/Seapa
Durante a abertura da ExpoZebu, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) assinou um memorando de entendimento com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Ciitta) para a instalação do Museu da Agrociência Sustentável Alysson Paolinelli.
O espaço funcionará no Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig. O objetivo é resgatar a história de sucesso do desenvolvimento agropecuário brasileiro nos últimos 50 anos e acompanhar sua transição para a sustentabilidade em um futuro próximo. A estimativa é que a preparação do museu leve dois anos.
O memorando inclui ainda ações em parceria, como a estruturação de um sistema de informação para acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e saberes voltados à agricultura tropical em diferentes países, contendo dados de mais de cem sistemas de produção. O Ciitta será responsável pela gestão do museu em Uberaba.
Programação da ExpoZebu
A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.
Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.
A agenda comercial da 89ª ExpoZebu conta com leilões e shoppings de animais. Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos.
A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (COMCEBU), o 44º Torneio Leiteiro, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.
Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.
O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h.
LEIA TAMBÉM:
VEJA OS SHOWS: Simone Mendes, Bruno e Marrone, Maiara e Maraisa, César Menotti e Fabiano e mais vão se apresentar na ExpoZebu 2024 em Uberaba
TRANSPORTE: Volte tranquilo: 8 rotas especiais de ônibus atenderão o público da ExpoZebu após os shows
SAIBA COMO PARTICIPAR: Genética, sustentabilidade e gestão: congresso durante a ExpoZebu discute tendências na agropecuária; saiba como participar
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias