15 de janeiro de 2025

Polo Industrial de Manaus vai produzir 1,5 mil módulos de baterias para ônibus elétricos, anuncia Sedecti

Investimento vai aproveitar os postos de trabalho já existentes na fábrica da BYD, em Manaus. Módulos de baterias de fosfato de lítio para uso em ônibus elétricos
Bruno Leão/ Sedecti
O Polo Industrial de Manaus (PIM) vai produzir 1,5 mil módulos de baterias de fosfato de lítio para uso em ônibus elétricos. O projeto aprovado é liderado pela subsidiária brasileira BYD. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) durante a 307ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), realizada na quinta-feira (25).
O investimento de origem asiática para a Zona Franca de Manaus é resultado da articulação do governador Wilson Lima durante sua agenda na China em janeiro deste ano.
De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, os ônibus elétricos circularão nas cidades brasileiras durante todos os meses, com custo menor, visando mudar completamente o perfil da frota de 107 mil ônibus em, no máximo, 70 meses, contribuindo para a transição energética. O investimento concentra-se em R$ 154,1 milhões e aproveitará 61 postos de trabalho já existentes na própria fábrica da BYD.
O coordenador de compras e planejamento da BYD, Kleber Costa, destacou que com a aprovação do projeto, a BYD pode usufruir de benefícios, como o impulsionamento da produção nacional de baterias para veículos pesados e o fortalecimento da cadeia de produção local.
“Também destaco a geração de novos empregos qualificados, a diversificação da economia da Zona Franca de Manaus, a promoção da tecnologia industrial 4.0 no Brasil, e a redução da emissão de gases poluentes associada ao combate às mudanças climáticas”, ressaltou.
Ele destacou ainda que a fábrica de Manaus é considerada a primeira do Brasil com tecnologia industrial 4.0 para produção de baterias, com capacidade para produzir até 54 mil módulos por ano e uma capacidade de produção atual de 3 GWh de baterias por ano.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias