15 de janeiro de 2025

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O tatalorixá Vicente Mariano estava com alguns problemas de saúde. Ele é pernambucano e residia na cidade de Campina Grande. Vicente Mariano, representante do candomblé, morre aos 95 anos
reprodução/TV Paraíba
O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no fim da manhã deste sábado (27), em Campina Grande. De acordo com a família, Vicente Mariana faleceu por falência múltipla dos órgãos.
Natural da cidade de Macaparana, em Pernambuco, Vicente era diabético há muitos anos e chegou a amputar um dos pés por complicações da doença. Ele tinha problemas no coração e desde que se internou começou a apresentar problemas pulmonares e renais, ficando 15 dias entubado.
Vicente Mariano se dedicou à preservação do Candomblé e a tradição da Jurema, em Campina Grande
reprodução/SEMDH-PB
Vicente se dedicou à preservação do Candomblé e a tradição da Jurema, em Campina Grande. Além disso, sua vida também inspirou diversos autores e teve sua história contada em livros, um deles lançado em 2020.
Também em 2020, Vicente Mariano recebeu o título de cidadão campinense. Na ocasião foram também homenageados Babalorixás e Ialorixás da cidade de Campina Grande.
O velório de Vicente Mariano está previsto para iniciar às 18h, no terreiro localizado na Rua Prudente de Morais (antiga rua do fogo), no bairro da Estação Velha.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Mais Notícias