15 de janeiro de 2025

Rua do Outono de Curitiba: veja como fazer uma foto perfeita e em segurança

Via é cercada por mais de 850 árvores liquidâmbares e virou um dos locais mais famosos da capital paranaense pela folhagem colorida durante a estação. Rua do Outono, em Curitiba.
Reprodução/RPC
Todos os anos, a famosa “Rua do Outono”, em Curitiba, vira cenário para quem quer tirar fotos e fazer vídeos com as árvores liquidâmbares ao fundo. A quantidade de árvores do tipo ao longo da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado e os tons das folhas encantam os observadores.
Porém, é importante lembrar que pela via passam ônibus e outros veículos autorizados a circular pela canaleta. Por isso, a fotógrafa Melanie D’Haese compartilha algumas dicas sobre como se posicionar, ângulos e enquadramentos para tirar fotos com segurança e criatividade. Confira as dicas abaixo:
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A via fica entre os bairros Campina do Siqueira e Mossunguê e abriga mais de 850 liquidâmbares. Devido à circulação dos ônibus biarticulados, a fotógrafa aconselha a não tirar fotos dentro da faixa exclusiva, optando por locais seguros como as calçadas ao lado.
Dicas ⬇️
Fotógrafa dá dicas de como fazer uma linda foto sem se arriscar
Reprodução/RPC
A fotógrafa sugere sair da escolha do enquadramento óbvio: meio do rosto e bem de frente, no meio da canaleta. Segundo ela optar por uma foto utilizando as laterais da rua para fazer um enquadramento pode ser mais interessante.
Outra dica é, por exemplo, fazer uma tomada com o celular perto da calçada, utilizando a linha do meio fio como guia, na tentativa de pegar detalhes das folhas que estão na rua. Aprenda no vídeo acima.
Fotógrafa dá dicas de como fazer uma linda foto sem se arriscar.
Reprodução/RPC
Segundo ela, é possível conseguir uma foto criativa na calçada do viaduto na parte superior da Rua do Outono. A imagem fica semelhante à tirada por um drone, em que o plano de fundo são as árvores vermelhas.
Para um retrato com um ângulo melhor na parte superior da via, o ideal é posicionar o celular para cima do olho de quem vai fotografar e de quem tá sendo fotografado.
Fotógrafa dá dicas de como fazer uma linda foto sem se arriscar
Reprodução/RPC
Como as folhas ficam dessas cores?🍂
Pigmentação das folhas das arvores de liquedâmbares, na tradicional ‘Rua do Outono’.
Reprodução/RPC
A química Adriana Meneghetti, professora dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), explica que neste ano as folhas não estão com a pigmentação muito vermelha por causa das mudanças de clima.
“Em função desses fatores ambientais, eu posso ter a produção ou não de pigmentos como as antocianinas, que vão dar cores mais avermelhadas, mais arroxeadas, enquanto que os carotenóides, que são os que ficam mascarados diretamente pela clorofila, eles têm essas cores mais alaranjadas.”, explica.
Segundo a professora, sem a presença de luz a planta produz menos clorofila e deixa de fazer fotossíntese. Essa situação ocorre devido ao encurtamento dos dias no inverno, que reduz a taxa fotossintética e, a partir deste momento, esses pigmentos começam a aparecer em função da diminuição de clorofila.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Paraná

Mais Notícias