15 de janeiro de 2025

Como é feito o melado de cana? Entenda o processo

Produzido em Capanema, no Paraná, produto conquistou o selo de indicação geográfica, uma garantia de qualidade e autenticidade. Como é feito o melado de cana? Entenda o processo
O Globo Repórter desta sexta-feira (26) foi até Capanema, cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. Por lá, um produto ganha destaque: o melado de cana, que conquistou o selo de indicação geográfica, uma garantia de qualidade e autenticidade.
O processo é feito da seguinte forma: O caldo de cana passa horas borbulhando em caldeirões. Depois, vai para a batedeira para ganhar cremosidade. Para cada quilo de melado são usados quase 15 litros de caldo de cana puro.
Como é feito o melado de cana? Entenda o processo
Reprodução/TV Globo
O seu Gilberto e o filho Rodrigo fazem parte do grupo de produtores que vive do melaço de Capanema. A fábrica da família produz até 15 toneladas de melado e de açúcar mascavo por mês.
“São dois objetivos, reconhecimento nacional e mostrar o meu melado para o mundo. Nosso melado para fora do Brasil ainda não foi, mas vai” ir, afirmou o produtor, Rodrigo Haas.
Como é feito o melado de cana? Entenda o processo
Reprodução/TV Globo
Das nascentes até a foz: descubra curiosidades do rio que forma as Cataratas do Iguaçu
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 26/04/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Mais Notícias