Cachorro morreu após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para destino diferente de seu dono. Tutores acompanhados de seus cachorros e membros de ONGs pedem por justiça. Manifestantes pedem justiça pelo golden retriever Joca, no Aeroporto de Brasília
Um grupo de manifestantes foi ao Aeroporto de Brasília para protestar, na manhã deste domingo (28), pela morte do golden retriever Joca (veja vídeo acima). O cachorro morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor (veja detalhes mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Tutores acompanhados de seus cachorros e membros de ONGs pediram por justiça e levaram um cartaz com os dizeres: “Não somos bagagem. Somos o amor da vida de alguém”.
O encontro foi marcado pelo Clube Golden de Brasília, por meio das redes sociais. Protestos também ocorrem em outros aeroportos do Brasil, como os de Cumbica, em Guarulhos – onde a morte foi registrada – e também no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
Morte de Joca
O engenheiro João Fantazzini, tutor do golden retriever Joca, morto no transporte entre Fortaleza e Guarulhos.
Reprodução/TV Globo
O tutor do cachorro que morreu no transporte aéreo da Gol, João Fantazzini Júnior, afirmou que o mais doloroso é saber que Joca sofreu antes de morrer. O golden retriever embarcou na segunda (22), com destino a Sinop, em Mato Grosso, mas, por um erro da empresa aérea Gol, acabou indo para Fortaleza, Ceará.
Segundo o tutor, foi apresentado à companhia aérea um atestado veterinário que indicava que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro da empresa, porém, Joca ficou quase 8 horas no trajeto.
O golden retriever Joca, de cinco anos, foi levado por engano para Fortaleza e ficou cerca de 1h30min na pista de embarque e desembarque, com temperatura de cerca de 36° C, segundo a família, dentro do canil, sem comer.
Por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte de Joca porque ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos (leia nota completa mais abaixo).
Reunião na Anac
Cachorro morre após ser mandado de SP para outro estado em viagem de avião
Segundo o blog da jornalista Andréa Saddi, da GloboNews, uma reunião realizada entre Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos com representantes de companhias aéreas – entre elas a Gol – definiu na sexta-feira (25) ações para melhorar o transporte de animais em porões de aeronaves.
Foram definidas 5 ações junto a representantes da Gol, Latam, Azul Linhas Aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear):
Realização de audiências públicas para revisar e aprimorar o transporte de animais em voos no Brasil e no exterior;
Companhias se comprometeram a apresentar propostas e sugestões em até 10 dias;
Empresas aéreas vão estudar se é viável rastrear os animais transportados nos porões das aeronaves;
O Ministério vai convidar representantes do Congresso Nacional para uma reunião para coletar sugestões para melhorar o transporte aéreo de animais;
Em seguida, caberá ao Ministério lançar uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais (na sigla PNTAA) para “garantir mais segurança e bem-estar para os animais” ainda no 1º semestre deste ano.
Íntegra da nota da Gol
“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal”.
LEIA TAMBÉM:
Etiquetas da caixa que levava cão Joca tinham nome de outro animal com destino a Manaus, diz família; Polícia Civil de SP investiga o caso
Leia outras notícias da região no g1 DF.