Queda d’água a 35 km de Palmas tem mais de 70 metros de altura e temperaturas que podem chegar a 9 graus. Cachoeiras geladas de Taquaruçu fazem parte das rotas turísticas do Tocantins
Taquaruçu é um dos principais pontos turísticos de Palmas e um destino para quem busca tranquilidade e alívio do calor da capital. Entre as mais de 80 cachoeiras catalogadas no distrito, está a da Roncadeira, com águas geladas que chegam a 9 graus de temperatura.
O caminho até a cachoeira é cheio de atrativos e, na trilha, é possível encontrar animais silvestres, como macacos e aves. O verde da serra garante uma temperatura sempre agradável, ambiente perfeito para quem gosta de ar puro. por dia, uma média de 40 pessoas visita o local.
Escadaria de 152 metros em meio à vegetação do cerrado dá acesso à trilha
Reprodução/ TV Anhanguera
Para chegar até a cachoeira é necessário descer a escadaria de 152 metros que dá acesso à trilha de 1,5 quilômetros. A primeira parada na trilha é a cachoeira do Escorrega Macaco.
A queda d’água tem 50 metros e o nome foi dado pelos mais antigos em referência a uma árvore de mesmo nome, usada pelos mais antigos como referência para chegar até o local.
Queda d’água de cachoeira da Roncadeira passa de 72 metros
Reprodução/ TV Anhanguera
Após mais 50 metros de caminhada, os turistas encontram as águas congelantes da Roncadeira, chamada assim por conta do barulho da queda d’água de mais de 70 metros.
O atrativo natural foi incluido recentemente na rota turística da região central do estado. O local oferece guia turístico, rapel e tiroleza para os mais aventureiros.
LEIA MAIS
Distrito de Taquaruçu oferece atrações turísticas e opções de hospedagem para quem quer descansar
A cachoeira encanta turistas de todas as idades. “A experiência aqui é maravilhosa. A trilha que a gente vem também é muito linda, espetacular”, diz Ozono Lucas que visita o lugar pela segunda vez.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.