27 de dezembro de 2024

Sem atingir volume de chuvas esperado para abril, Rio Piracicaba tem vazão e nível abaixo da média

Nesta segunda-feira (29), volume do manancial registrou 28,7 mil litros por segundo. Marca é 72% inferior à vazão média para abril. Rio Piracicaba na região da Rua do Porto tem pedras aparentes
Reprodução/EPTV
Sem alcançar o volume de chuvas esperado para abril, o Rio Piracicaba, na região da Rio do Porto, em Piracicaba (SP), registrou vazão e nível abaixo das expectativas para o mês. Na manhã desta segunda-feira (29), o manancial marcava 28,7 mil litros por segundo (m3/s). A marca é 72% menor que o ideal nesse período do ano.
A vazão média histórica para abril é de 103 mil litros de água por segundo. Em relação ao nível, o leito tinha profundidade de 1,14 metro na região da Rua do Porto. O nível médio para abril é de 1,88 metro.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Os índices são do Boletim Diário da Sala de Situação PCJ, que envolve as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a bacia hidrográfica do Rio Piracicaba e Jaguari, e fornece dados diários com medições do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo.
Chuvas
Em abril, o volume médio de chuvas é de 71,18 milímetros. Na manhã desta segunda-feira (29), o Rio Piracicaba registrava 37 milímetros de chuvas acumuladas em todo mês, quantidade 85,3% menor que esperado.
Dia do Rio Piracicaba
No dia 15 de abril, a vazão do Rio Piracicaba ficou 60% abaixo do volume médio esperado para abril. Às 7h, o rio registrava 41 mil litros de água por segundo. Em relação à profundidade do manancial, as marcas também eram menores que a expectativa para o período. Com1,31 metro na data, nível era 30,4% menor que o ideal.
O Dia do Rio Piracicaba, celebrado em 15 de abril, foi instituído em lei municipal aprovada em agosto de 2001 pela Câmara conforme proposta apresentada pela então vereadora Laurisa Cortelazzi (PV). Desde 2002, a data integra o calendário oficial de eventos do município e propõe reflexão sobre a relação entre a cidade e o rio.
Início de abril
No dia 1º de abril a vazão do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, registrou 80,88 mil litros de água por segundo (m3/s). A marca ficou abaixo da média atual esperada para abril, de 84,70 m3/s. O volume observado é ainda menor que o estimado para o período em toda série história, equivalente a 103 mil litros.
Em março, o acumulado de chuvas verificado na região da Rua do Porto, no Rio Piracicaba, ficou em 22% abaixo da expectativa até o dia 31 de março, segundo dados divulgados pela Rede Telemétrica do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp).
Trecho do Rio Piracicaba apresenta água com coloração diferente nesta terça-feira (28)
Arquivo pessoal
Chuvas
Em abril, o volume médio de chuvas é de 71,18 milímetros. Na manhã desta segunda-feira (15), o Rio Piracicaba registrada 26 milímetros de chuvas acumuladas.
Rio Piracicaba está no imaginário das pessoas da cidade
Claudia Assencio/G1
Previsão do tempo ☀️
Terça-feira (16)
Mínima de 21ºC e máxima de 31ºC. Sol e aumento de nuvens de manhã, com previsão de 5 milímetros de chuvas.
Quarta -feira (17)
Mínima de 19ºC e máxima de 30ºC. Não chove.
Quinta-feira (18)
Mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. Sol com aumento de nuvens durante o dia.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias