Artista papagoiaba, como gostava de ser chamado, foi um importante nome do movimento negro. Ele estava internado no Hospital do Retiro devido a uma pneumonia. Morre Julinho dos Palmares, o cantador papagoiaba do Sul do Estado do Rio de Janeiro
Reprodução/Redes Sociais
Morreu na manhã desta segunda-feira (29), em Volta Redonda (RJ), o cantor, compositor e poeta Julinho dos Palmares. Ele tinha 76 anos e estava internado no Hospital do Retiro devido a uma pneumonia. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Julinho nasceu em Barra do Piraí (RJ), mas passou a maior parte de sua vida em Volta Redonda. O artista papagoiaba, como gostava de ser chamado, foi um importante nome do movimento negro.
Ele compôs músicas e poemas inspirados na cultura do Vale do Paraíba, com foco em questões sociais, negras e ambientais. Seu repertório também continha canções para as crianças.
Em 2022, Julinho recebeu a Medalha Abdias Nascimento, que valoriza personalidades negras do estado do Rio de Janeiro.
O corpo do artista foi velado na Capela Mortuária do bairro Aterrado e, após uma série de homenagens, enterrado no Cemitério do Retiro.
Em nota, o Clube dos Palmares disse que Julinho sempre orgulhou a todos com seu talento, que ficará “marcado para sempre na nossa história e na história da cultura de Volta Redonda”.
Nas redes sociais, diversas pessoas se despediram de Julinho. Uma delas definiu o artista como “um homem grandioso, talentoso e, acima de tudo, um ser humano admirável”. Outra escreveu: “Perde a cidade, perde a cultura e, principalmente, perdem as crianças”.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul