Fenachim celebra as tradições gaúchas com cultura e gastronomia Herança do povo guarani, o chimarrão é muito mais que um símbolo da tradição gaúcha. Não à toa, em 2023, a erva-mate tornou-se o primeiro patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul.
Para exaltar o produto símbolo da região, foi criada a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) — celebrada no município de Venâncio Aires, eleito a capital nacional do chimarrão. Este ano, o evento acontece de 1 a 5 e de 9 a 12 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão.
A 17ª edição vai contar com exposições comerciais e industriais, feira de agroindústrias, espaços gastronômicos, dois palcos com atrações diárias simultâneas, parque de diversões, programação esportiva e eventos técnicos.
“O principal propósito da Fenachim é reunir as famílias e apresentar o que Venâncio Aires e as regiões do Vale do Rio Pardo e do Taquari têm de melhor”, diz a coordenadora de marketing e eventos da Fenachim, Daiana Nervo.
Acesse o site da Festa Nacional do Chimarrão e confira a programação completa
Programação diversa
No primeiro final de semana da Fenachim, os destaques são o show do humorista Badin – O Colono (dia 3, às 20h), no Palco Chimarródromo, o som de Sunset Reggae Feitoria (às 18h) e Chimarruts (às 20h), ambos no Palco Lonão, e a festa do Grupo Revelação e DJ Lucas Beat (dia 4, às 23h), no Poliesportivo.
Já o segundo final de semana traz uma série de apresentações tradicionalistas. Nomes como Cesar Oliveira & Rogério Melo (dia 10, às 21h) e Chiquito & Bordoneio (dia 12, às 16h), ambos no Palco Lonão, embalam o evento. A programação tem, ainda, atrações como Os Hermanos (dia 11, às 16h30), no Palco Lonão, e Murilo Huff (dia 11, às 23h), no Poliesportivo.
A programação cultural da 17ª Festa Nacional do Chimarrão terá também a 56ª edição do Rodeio Crioulo Estadual — promovido pelo CTG Erva do Mate, em parceria com a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires. Entre 10 e 12 de maio, a competição reunirá mais de 400 lançadores do Estado e de Santa Catarina em 15 modalidades, com o objetivo de incentivar a cultura e as tradições gaúchas.
Gastronomia regional
O Pavilhão da Agroindústria Familiar terá local de destaque na festa. São mais de 20 bancas com produtos como melado, aipim, mel, embutidos de suínos e bovinos, ovos, queijos, licor e doce de leite, além de viveiros destinados a flores e folhagens.
A Escola do Chimarrão também estará presente na Fenachim. Em um espaço especial para os visitantes, vai demonstrar a preparação de 36 tipos de chimarrão e oferecer uma vasta gastronomia à base de erva-mate para degustação gratuita.
“Da mesma forma, o café colonial é uma excelente opção gastronômica para quem visita a festa”, recomenda Diana.
Ingressos
Os ingressos para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão podem ser adquiridos no site www.minhaentrada.com.br ou diretamente na bilheteria durante o evento.
Siga a Fenachim no Instagram e fique por dentro de todas as novidades
Serviço
17ª Feira Nacional do Chimarrão (Fenachim)
Quando: de 1 a 5 e de 9 a 12 de maio
Onde: Parque Municipal do Chimarrão – Venâncio Aires
Ingressos: www.minhaentrada.com.br