26 de dezembro de 2024

Escolha de Chitãozinho & Xororó para abrir a ‘porteira’ sertaneja no Rock in Rio é merecida pelo histórico da dupla

Símbolos da tradição caipira, mas inovadores na década de 1970, irmãos serão os anfitriões de show com Ana Castela, Luan Santana e Simone Mendes. Chitãozinho & Xororó com Ana Castela
Reginaldo Teixeira / Divulgação Globo
♪ ANÁLISE – Depois de se render ao funk, e de comprovar a força do gênero com shows antológicos de Anitta e Ludmilla, o Rock in Rio abre a porteira para o sertanejo, com um show inédito com astros do gênero em que Chitãozinho & Xororó receberão Ana Castela, Luan Santana e Simone Mendes.
E são acertadas as escolhas dos artistas do primeiro show sertanejo do festival, atração programada para 21 de setembro em dia reservado somente para artistas brasileiros em todos os palcos do festival. Especialmente justa é a escalação de Chitãozinho & Xororó para conduzir esse show que terá ainda a participação da Orquestra Heliópolis.
A dupla paranaense atualmente simboliza tradição no universo sertanejo, mas lá atrás, nos anos 1970, foi sinônimo de inovação pela mistura de sertanejo com a canção popular romântica e um visual mais urbano. Por isso mesmo, hoje, com 54 anos de carreira, Chitãozinho & Xororó merecem estar no Rock in Rio no primeiro show sertanejo do festival.
O convite a Luan Santana já havia sido sinalizado em outubro de 2023 pelo empresário Roberto Medina, criador do Rock in Rio. O convite faz justiça ao artista. Luan tem feitos shows produzidos com padrão hi-tech e sofisticada embalagem pop. Sem falar que o repertório do artista extrapola o universo sertanejo, dialogando com outros gêneros. Não será surpresa se Luan Santana vier a fazer um show solo em futuras edições do festival.
Já a presença de Ana Castela é uma surpresa bem-vinda que mostra que a direção artística do festival, a cargo de Zé Ricardo, está antenada. Ana Castela é o atual fenômeno mercadológico do universo sertanejo pela fusão do gênero com ritmos em voga no universo pop. Em bom português, Ana é a artista do momento no mundo sertanejo e tinha que estar no festival.
Com a provável consagração popular dessa turma de novos e veteranos astros no primeiro show sertanejo do festival, a porteira será aberta de vez no Rock in Rio.

Mais Notícias