Os registros constam no Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo. Ao todo, 18 cidades da região já registraram mortes pela doença. Em meio ao avanço da dengue no centro-oeste paulista, Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio da vacina para 48 cidades da região. Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou, nesta segunda-feira (29), mais duas mortes por dengue no ano em Jaú (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os registros constam no Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo. Com a atualização, o centro-oeste paulista acumula 51 óbitos pela doença desde o início do ano.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Jaú para confirmar os perfis das vítimas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Jaú registra mais duas mortes por dengue, região soma 51 óbitos pela doença
Ao todo, 18 cidades da região registraram 51 mortes por dengue este ano: Marília (9), Pederneiras (7), Bariri (6), Jaú (5), Bauru (4), Botucatu (4), Boracéia (3), Lençóis Paulista (3), Areiópolis (1), Bastos (1), Cândido Mota (1), Dois Córregos (1), Herculândia (1), Mineiros do Tietê (1), Pompeia (1), Pongaí (1), São Manuel (1) e Torrinha (1).
Já, com relação ao número de casos, são mais de 48 mil confirmações. Botucatu lidera o ranking com mais de 10 mil casos, seguida de Marília, Dois Córregos, Bariri e Pederneiras.
Vacina contra a dengue
Na última semana, o Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio da vacina contra a dengue para cidades do centro-oeste paulista, incluindo Jaú.
Nesta primeira remessa, as 48 cidades do centro-oeste paulista receberão cerca 80 mil doses da vacina. Confira as cidades e quantidade de doses no link.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Nesta primeira etapa, estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Vacinas Qdenga (nova) e Dengavaxia que são as autorizadas pela Anvisa para aplicação no Brasil
Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: