A manifestação aconteceu nesse domingo (28), em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. Os manifestantes cobraram por mais cuidados e exigiram melhores condições no transporte dos animais, feitos pelas empresas aéreas.
Reprodução/TV Mirante
Protetores de pets realizaram uma manifestação, no domingo (28), em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. Os manifestantes cobraram por mais cuidados e exigiram melhores condições no transporte dos animais, feitos pelas empresas aéreas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A manifestação teve como motivação a morte do cachorro Joca, que sensibilizou o país inteiro ao ser transportado por 8 horas para o destino errado, por conta de uma falha no sistema de transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia Gol. O animal era da raça golden retriever e tinha cinco anos de idade.
Bagagens, não; amores da vida de alguém
Manifestantes cobram melhores condições no transporte de pets em aeroportos
A manifestação pacífica foi uma maneira substancial encontrada pelos cuidadores para as empresas aéreas que os “animais não são bagagens, mas amores da vida de alguém”, frase que repetiu várias vezes durante a manifestação.
A estudante Bruna Ferreira, de São Luís, que é cuidadora de Russel, de 5 meses, da mesma raça de Joca, conta que a manifestação também teve como intuito mostrar para a sociedade que os animais também são membros da família e que, por isso, também merecem respeito.
“A sociedade não consegue enxergar direito que eles são uma vida e, realmente, parte de nossa família. Então, a gente está buscando essa visão social de todo mundo entender que eles são da nossa família e que eles têm que ser tratados como tal’, disse Bruna.
A fonoaudióloga Regiane Fasanella contou que o ideal para evitar que o mesmo descuido se repita em outras ocasiões seja uma mudança na legislação das empresas aéreas em relação aos transportes de animais, para que os pets sejam transportados com mais segurança e de forma digna.
“A gente gostaria que houvesse mudança nas leis das companhias aéreas, quanto ao transporte, para que nossos pets, considerados como membros de nossa família sejam valorizados e transportados para onde a gente quiser com segurança e com respeito”, disse a fonoaudióloga.
Requisitos das empresas para transportes de pet
As companhias aéreas, que fazem linha no Maranhão, disponibilizam os requisitos para os transportes de animais durante o voo. Confira abaixo a regra de transporte de cada empresa:
LATAM
Os cães ou gatos pequenos podem viajar na cabine se cumprirem com os seguintes requisitos:
O animal deve caber de pé dentro do recipiente e ser capaz de se mover e girar naturalmente sem tocar nas paredes.
A caixa ou bolsa deve cumprir as medidas e condições que garantam a segurança durante o transporte.
Seu tutor deve estar viajando em Cabine Economy ou Premium Economy.
A viagem deve ser para destinos que permitam a entrada de animais domésticos.
Deve haver lugares suficientes na cabine do avião.
Confirme o serviço junto ao Contact Center (no Brasil, Central de Vendas e Serviços) antes de chegar ao aeroporto.
O animal de estimação não pode estar sedado e deve cumprir todos os requisitos de viagem.
Importante: caso não cumpra alguma das condições mencionadas, seu animal de estimação não poderá ser embarcado.
Azul
O container rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente;
A mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável;
Embalagens de outros materiais como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável não serão aceitos para embarque de animais;
Para garantir o conforto do animal, a embalagem deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que fique de pé e possa movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°);
Deve ter também aberturas que garantam a entrada e a circulação de ar;
Deve possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
Durante o voo, o pet precisa dos mesmos cuidados que tem em terra. Por isso, o piso interno deve ser revestido com um material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;
A embalagem deve ser providenciada pelo cliente;
A Azul deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando o contágio de doenças ao próprio animal e a terceiros.
Se alguma das condições citadas não for cumprida, a Azul pode negar o embarque do animal.
Gol
Recomendações gerais sobre a caixa de transporte
Caber abaixo do assento da frente, sem necessidade de pressionar. Por segurança, não estão autorizados assentos na primeira fileira ou saída de emergência. A caixa de transporte da GOL já vem nas dimensões ideais e oferece o conforto que seu pet precisa para viajar. Saiba mais;
Ter dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que ele se acomode confortavelmente e não ofereça danos ao animal;
Ter pequenas aberturas para entrada e circulação de ar;
Ter fechos que evitem a abertura acidental, interna ou externamente;
Possuir piso interno revestido ou provido de material que absorva qualquer necessidade do seu pet, evitando vazamentos durante o transporte.
Audiência pública
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai realizar no dia 2 de maio uma audiência pública em Brasília (DF) para debater, junto com a sociedade, as regras do transporte aéreo de animais. A audiência será transmitida ao vivo.
Uma consulta pública foi aberta nesta segunda-feira (29) para que as pessoas que quiserem contribuir com ideias para colocar em debate na reunião poderem enviar as sugestões pelo site da Anac, clicando aqui.