Os protestos começaram em Columbia (Nova York) e se espalharam por todo o país. Estudantes universitários dos Estados Unidos acampam nos campi em atos pró-Palestina e contra a ação de Israel em Gaza. Só no último fim de semana, mais de 200 alunos foram detidos – desde o início das manifestações, o número passa de 800. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Os protestos começaram em Columbia (Nova York) e se espalharam por todo o país. Estudantes universitários dos Estados Unidos acampam nos campi em atos pró-Palestina e contra a ação de Israel em Gaza, e pedem o rompimento das relações com governos e empresas que apoiem a ação do governo israelense em território Palestino. Em resposta, os comandos das universidades chamaram a polícia, mas os agentes de segurança reagiram com violência desproporcional. Só no último fim de semana, mais de 200 alunos foram detidos – desde o início das manifestações, o número passa de 800. Para explicar como os atos nas universidades americanas afetam a disputa presidencial entre Joe Biden e Donald Trump, Natuza Nery recebe Marcelo Lins, comentarista da GloboNews, e Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington. Lins relembra como nasceram e cresceram os protestos – e as possíveis consequências na campanha de Biden, já em situação complicada na corrida pela reeleição. Mauricio contextualiza de que modo a liberdade de expressão – um valor considerado fundamental no país e garantido pela Constituição – vira peça central no debate político do país.
EUA: a turbulência nas universidades
Os protestos nos EUA e a eleição
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O que você precisa saber:
SANDRA COHEN: Por que os protestos nas universidades complicam Biden
Alunos seguem acampados em universidade de NY apesar de ultimato
Harvard, Yale e Columbia: manifestações tomam conta de universidades nos EUA
Protestos pró-Palestina se espalham pelas universidades americanas e viram tema eleitoral
Mais de 700 manifestantes foram detidos desde o início dos protestos em universidades
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO