Quem visitar o Museu do Zebu até o dia 26 de maio fará uma viagem na trajetória do Zebu no Brasil A 39ª Mostra do Museu do Zebu aberta na noite de sexta-feira (26) inclui o trabalho de criadores visionários que deram início ao trabalho de melhoramento e seleção de animais.
Cerimônia de abertura do Museu do Zebu
Banco de imagens ABCZ
Segundo a vice-presidente da ABCZ e presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Ana Claudia Mendes Souza, a edição traz as pessoas que contribuíram para a pecuária e a história do Zebu.
“Conseguimos trazer as pedras, rochas, qualidade dos solos contando um pouco da nossa terra integrando o Geoparque. Estamos com o Museu a Céu Aberto contando toda a história do geosítio. Será uma viagem em cada sala, contando um pouco da trajetória das pessoas que contribuíram e que continuam contribuindo para a nossa pecuária”.
Em uma noite memorável, os pecuaristas Newton Camargo de Araújo, Demilton Facuri Dib, Maria Antonieta Borges, Eliana Mendonça Marquez e Maria Gorete foram homenageados pelo trabalho desenvolvido.
“Estar aqui a gente rejuvenesce. Você se sente jovem como começamos o trabalho na ABCZ na época. Como médico, a gente valoriza tudo isso: genética, evolução, o progresso. Estar junto é uma alegria muito grande e uma honra”, comemorou Newton Camargo de Araújo, ex-presidente da ABCZ.
A visitação a Mostra ’40 anos de Ciências, Cultura e Tecnologia: do Campo à Mesa: contribuições do gado Zebu para a medição de conhecimento e produção sustentável de proteína animal’ está aberta a partir das 7h30.
A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.